Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Hospital 4.0: Integração total com a tecnologia

Hospital 4.0
15

out 2019

Por:Via Networks
Cabeamento Estruturado | Hospitais | Inovação

Entenda sobre o conceito de Hospital 4.0

Recentemente, a empresa SameDay Security anunciou um de seus novos inventos: o cuidador virtual de idosos. Esse assistente de realidade aumentada chama-se Addison Care e faz parte da evolução dos serviços da área da saúde. Contudo, essa tecnologia é apenas uma das inúmeras possibilidades que a transformação digital está disponibilizando para o setor médico. Esse conjunto de inovações tem um nome: hospital 4.0.

Nesse artigo, “mergulharemos” no universo da tecnologia para descobrirmos os impactos, os benefícios e as ferramentas desenvolvidas para a área da saúde. Acompanhe!

Quais são os benefícios do hospital 4.0?

Atualmente, a tecnologia permite que os humanos usem os dados de uma forma nunca vista antes. Dessa forma, as empresas do setor digital conseguem criar sistemas inteligentes para atuarem em diversas áreas. Esse movimento inovador atingiu a medicina e aponta para uma nova fase conhecida como hospital 4.0. Em resumo, esse novo modelo de serviços médicos envolve a utilização:

  • de sensores que monitoram em tempo real o ambiente hospitalar gerando uma enorme quantidade de informações;
  • de algoritmos para analisar todo o volume de dados, armazená-los e disponibilizá-los em nuvem;
  • da inteligência artificial (AI) atuando na predição, no diagnóstico, na colaboração em tomadas de decisões e procedimentos cirúrgicos.

Além da AI, o hospital 4.0 reúne sistemas extremamente precisos como o big data, o data analytics, a internet das coisas e a realidade aumentada. Talvez pensemos que esse padrão hospitalar está em um futuro distante. Na verdade, estamos a poucos passos dessa realidade e já vemos os seus efeitos em muitos centros médicos.

Por exemplo, um artigo da revista Época Negócios falou de hospitais brasileiros que já usam os recursos avançados da tecnologia. Um deles – o hospital 9 de julho, em São Paulo – está investindo em um sistema que previne quedas de pacientes no quarto. Por meio de sensores desenvolvidos com base no machine learning, situações de riscos são identificadas e notificações automáticas enviadas para os profissionais da saúde.

Olhando um pouco para o futuro próximo, visualizamos o aprimoramento do blockchain para integrar e viabilizar informações completas sobre os pacientes. Essa tecnologia pode salvar vidas. Imagine um paciente que dá entrada na emergência de um hospital, e por meio do blockchain, a equipe médica tem acesso a todo o histórico de saúde dele. Sem dúvida, ficará mais fácil utilizar o tratamento correto diminuindo o risco de erros fatais.

Como implantar tecnologias eficientes?

A evolução da área médica é um caminho sem volta. De acordo com um estudo feito pela Gartner e publicado pela Boston Technology Corporation, o investimento em internet das coisas na área da saúde deve atingir 117 bilhões de dólares em 2020. Para que os hospitais brasileiros acompanhem esse progresso tecnológico é essencial implantar uma infraestrutura capaz de “suportar” novas ferramentas digitais.

Um modo de fazer isso é por meio do cabeamento estruturado. Esse é um sistema de infraestrutura flexível que sustenta a conexão de diversos tipos de aplicações em um único cabo. Sendo assim, ocorre a padronização das interfaces, do projeto, da instalação e dos meios de transmissão.

Tornando simples os procedimentos de manutenção, administração, resolução de problemas e a implantação de novos equipamentos. Por outro lado, evita-se a falta de estabilidade na transmissão de dados, o congestionamento vindo do excesso de fios e a complexidade quando é necessário mudanças ou atualizações rápidas.

Enfim, a transformação digital ainda trará muitos benefícios para o setor médico. Cabe os centros de saúde aproveitar esses recursos para salvar ou melhor a qualidade de vida dos seus pacientes.

Gostou de entender como o hospital 4.0 está melhorando a área da saúde? Quer investir em um cabeamento estruturado para implantar novas tecnologias no seu centro médico? Então, descubra qual tipo é o mais indicado para hospitais.

Indústria 4.0

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h