Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Como estar sempre atualizado na área de TI?

área de TI
14

Mar 2019

Por:Via Networks
Dicas | Inovação

Cloud computing, Internet das Coisas, mobilidade, Big Data e inteligência artificial (IA) são conceitos e tecnologias que surgiram nos últimos anos e atestam a rapidez com que a área de TI evoluiu.

O profissional que não se atualiza deixa de se manter relevante no mercado de trabalho e compromete o crescimento também da sua empresa.

Felizmente, a própria tecnologia da informação possibilita que a absorção de novos conhecimentos seja algo acessível para todos os profissionais, na maioria das vezes sem a necessidade de gastar muito para isso.

Vamos compartilhar com você algumas das principais maneiras de se manter atualizado no setor!

A importância do profissional da área de TI se manter atualizado

A cada ano, os negócios se tornam mais dependentes dos recursos computacionais, não só na gestão da empresa, mas também no relacionamento com o público e em áreas operacionais. São inúmeras ferramentas que agilizam os processos e garantem vantagem competitiva no mercado.

Isso força as organizações a se submeterem a uma etapa de transformação digital. Nesse processo, o profissional de TI exerce uma função estratégica indispensável, tanto no planejamento quanto na execução das ações.

A questão é que os conhecimentos da área não são fechados. As tecnologias evoluem rápido ao ponto de empresas que já entraram na era digital precisarem continuar se atualizando.

Assim, não basta apenas estar informado. O profissional de TI precisa saber operar e aplicar as novidades. Como fazer isso? Separamos aqui 5 sugestões!

Como manter-se atualizado?

1. Acompanhe blogs especializados

Existem hoje na internet muitos canais de divulgação das novas tendências do setor. Não seria viável nem prudente acompanhar todos eles. Por isso, selecione blogs especializados na área de TI. Assine a newsletter desses sites para receber novas postagens em seu e-mail. Você pode seguir nosso blog da Via Networks, por exemplo.

Outra ferramenta interessante é o Google Alerts. É bem fácil de usar. Basta acessar o Google Alertas e cadastrar a palavra-chave ou frase desejada. Experimente “tendências de TI” ou “outsourcing de TI”.

2. Participe de eventos e cursos

Cursos e eventos podem não só fazer parte do seu currículo, mas também adicionar um novo olhar sobre as tendências tecnológicas atuais e suas aplicações, além de conhecimentos técnicos e práticos de como implementá-los no ambiente corporativo.

Você pode ir além dos cursos livres. Que tal buscar especializações em pós-graduações, mestrado ou atém mesmo PhD?

3. Faça networking

Networking é uma prática simples, porém muito rica para compartilhar conhecimentos, experiências e desafios com outros profissionais da área de TI.

Os eventos de nicho dão essa oportunidade. Mas já experimentou entrar em grupos ou comunidades nas redes sociais? Essas plataformas reúnem profissionais que buscam soluções, divulgam oportunidades ou compartilham ideias que podem ser valiosas para a sua formação.

4. Invista em certificações

Adicionar certificações ao currículo elevam a outro nível o padrão do seu trabalho. Algumas delas, inclusive, são obrigatórias para algumas empresas. São qualificações que atestam sua competência técnica para trabalhar com tecnologias específicas. As principais hoje incluem:

  • Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), fornecida pela ISACA e atesta os conhecimentos em governança de TI;
  • AWS Certified Solutions Architect – AssociateA certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate para plataformas AWS;
  • Certified Ethical Hacker (CEH), é oferecido pelo EC-Council e desenvolve habilidades para encontrar falhas em sistemas e assim evitar invasões de hackers.

5. Siga experts no assunto

Essa sugestão complementa a primeira dica. Manter contato com profissionais especializados e renomados na área de TI certamente vai deixar você na frente no mercado. Afinal, muitas vezes são eles que fomentam e comentam as tendências, e darão um insumo muito relevante com análises profundas sobre os temas.

É possível seguir esses especialistas por meio de livros, revistas especializadas, sites ou canais do YouTube.

O profissional que se mantém atualizado mantém seu valor no mercado e produtivo na empresa em que atua. Dessa forma, todos saem ganhando.

Aí vai uma dica incrível para você se manter atualizado na área de TI: consulte nossos materiais ricos. São gratuitos!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br