Rua Lila Borja, 10 - Bairro Heliópolis - Belo Horizonte/MG CEP: 31741-605 (31) 3273-2486

Tudo que você precisa saber ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI

infraestrutura de ti
04

out 2019

Por:Via Networks
Cabeamento Estruturado | Dicas | Inovação | Notícias | Saiba mais | Via Networks

Por que contratar uma empresa de infraestrutura de TI?

Há muitas razões para uma corporação fazer o outsourcing de infraestrutura de TI. Para ajudá-lo a adotar essa iniciativa, apontaremos 5 benefícios importantes para a sua companhia. Acompanhe!

1.1. Redução de custos

A contratação de instalações elétricas e de cabeamento estruturado requer um investimento bem planejado. Ter uma equipe própria para acompanhar o desempenho das máquinas e da rede também requer gastos com mão de obra, o que pode afetar a saúde econômica da corporação.

Gerenciar os ativos de TI por conta própria faz com que seja necessário reservar uma parte do orçamento para a manutenção. As empresas devem priorizar o alto nível de disponibilidade dos serviços.

Se uma organização optar por terceirizar a infraestrutura de TI, poderá usar os recursos financeiros de forma mais estratégica para outras atividades, como o relacionamento com os clientes e a capacitação dos funcionários.

1.2. Segurança

Com a sofisticação dos ataques virtuais, evitar uma invasão às redes e aos sistemas corporativos é uma missão bastante complicada. Por outro lado, isso se torna mais viável ao contratar uma empresa do segmento de TI.

Com profissionais especializados e recursos de monitoramento de ponta, o fornecedor tem mais condições de detectar as ameaças e de combatê-las com eficiência. Esse aspecto deve ser analisado ao optar pela terceirização.

1.3. Melhorias na qualidade operacional

As atividades de infraestrutura de TI passarão a ser gerenciadas por uma empresa parceira. Isso proporciona uma melhoria na qualidade operacional, pois os serviços estarão de acordo com os padrões exigidos pelo mercado.

Esse fator faz com que a sua empresa tenha menos riscos de ficar com as atividades paralisadas por causa de algum problema na rede, por exemplo. Em um cenário de elevada competição, o setor de TI precisa de um gerenciamento de qualidade.

Do contrário, as companhias terão mais dificuldades para oferecer serviços ágeis e eficientes para o público-alvo.

1.4. Maior agilidade

Imagine que foi detectado um problema nos servidores do Data Center de uma empresa, mas a equipe interna está com dificuldades de resolver essa demanda. Ao fazer a terceirização da infraestrutura de TI, a organização estará transferindo essa responsabilidade para o fornecedor.

Assim, esse problema poderá ser resolvido com mais rapidez, contribuindo para o bom andamento dos serviços. O outsourcing também possibilita maior velocidade na expansão dos recursos de TI para suprir as demandas dos clientes.

Se isso tivesse que ser feito dentro da empresa, haveria um tempo maior para implementar a medida devido às fases de planejamento, avaliação de custos e instalação de equipamentos.

1.5. Equipe especializada

O setor de tecnologia da informação passa por constantes mudanças. Novos equipamentos, softwares e ameaças cibernéticas surgem com extrema rapidez. Por isso, é indicado contratar uma empresa especializada para o fornecimento de serviços de TI.

Por terem um foco mais direcionado para as necessidades dos clientes, as empresas de tecnologia da informação investem na especialização dos profissionais.

Essa postura propicia formar uma equipe especializada que pode adotar as melhores práticas de segurança da informação para o seu negócio.

Outra vantagem dessa iniciativa é contar com um suporte altamente qualificado para identificar os problemas e resolvê-los com eficiência.

3. Como contratar uma empresa de infraestrutura de TI?

Com certeza, os benefícios apresentados mostram que o outsourcing da infraestrutura de TI é interessante para o seu negócio. Contudo, essa ação somente vai proporcionar bons resultados, caso acerte na contratação do fornecedor.

Como Escolher o Fornecedor Ideal

Pensando nisso, abordaremos os procedimentos ideais para escolher uma empresa capaz de prover serviços de tecnologia da informação de alto nível. Fique atento!

2.1. Avalie o portfólio dos fornecedores

Não adianta contratar uma empresa de TI, caso não ofereça os serviços necessários para a sua companhia. Para evitar esse problema, analise o portfólio dos fornecedores de maneira bem detalhada.

Verifique a possibilidade de expansão dos serviços, dependendo da demanda de sua instituição. Esse aspecto deve ser avaliado antes de contratar o fornecedor, pois um erro pode causar um grande prejuízo para a organização.

2.2. Pesquise a reputação do fornecedor

Pense que um gestor de uma empresa analisou vários orçamentos de fornecedores de TI e percebeu uma grande diferença nos preços. Como deseja economizar com essa atividade, vai escolher o que tem o melhor preço.

Será que esse é o melhor caminho a ser seguido? Para o barato não sair caro, o ideal é avaliar a reputação das empresas da área de tecnologia da informação. Essa medida vai ajudá-lo a escolher o fornecedor que ofereça um preço justo e serviços de alta qualidade.

Uma escolha equivocada pode fazer com que uma corporação tenha gastos mais elevados com TI, porque deverá optar por outro fornecedor para manter o negócio funcionando de forma adequada.

2.3. Avalie a capacidade de suporte

Ficar com os serviços indisponíveis para os clientes é um dos maiores receios que as empresas têm no cenário atual. Antes de terceirizar a infraestrutura de TI, veja se o fornecedor tem possibilidade de oferecer um suporte ágil e eficiente.

Também é fundamental constatar se a empresa apresenta escalabilidade. Ou seja, se tem condições de oferecer serviços de tecnologia da informação que podem acompanhar o crescimento da organização.

Imagine que uma rede de farmácias esteja abrindo novas lojas e necessita de mais redes e equipamentos para manter o fluxo dos dados e o armazenamento de maneira correta. Essa ação deve ser disponibilizada corretamente pelo fornecedor.

2.4. Equilibre os custos

Desperdiçar recursos financeiros em ações mal planejadas é um dos erros mais graves no mundo corporativo. Uma empresa, por exemplo, tem como meta reduzir os gastos com TI e contar com serviços mais rápidos para o público-alvo.

Nesse caso, é essencial escolher um fornecedor capaz de entregar uma solução que aumente a eficiência operacional e reduza os custos ao mesmo tempo. O que as organizações mais desejam em um cenário de instabilidade econômica é fazer o famoso “mais com menos”.

É inútil expandir a velocidade da rede corporativa, caso essa ação não tenha um impacto significativo nas vendas. Ou seja, não proporcione um resultado financeiro significativo para a organização.

2.5. Procure saber se a empresa tem certificados

Avaliar as certificações de um fornecedor de infraestrutura de TI é uma maneira de verificar se ele está qualificado para suprir a demanda do seu negócio. A recomendação é optar por empresas que tenham a certificação ISO 9001 Bureau Veritas.

Assim, a companhia sabe que contará com serviços direcionados para as suas necessidades e terá um fornecedor com processos bem definidos, mapeados e implementados.

Uma empresa certificada apresenta também uma maior seriedade no relacionamento com o cliente. Isso é imprescindível para estabelecer os serviços de TI necessários para uma organização crescer de forma sustentável e estar mais atenta às tendências do mundo corporativo.

2.6. Solicite um planejamento detalhado

De que maneira o fornecedor poderá contribuir para a redução de custos? Como será capaz de expandir os serviços, caso haja necessidade? O ideal é que as respostas sejam devidamente elaboradas e explicadas antes de terceirizar a infraestrutura de TI.

Um planejamento detalhado das atividades é uma iniciativa que vai dar mais segurança para todos os envolvidos. Dessa maneira, a empresa de tecnologia da informação e o cliente terão uma maior dimensão dos direitos e das responsabilidades de cada um, para que os serviços sejam entregues da melhor forma possível.

2.7. Defina um bom acordo de nível de serviço (SLA)

É inegável que o planejamento é muito importante para uma organização se manter e apresentar uma performance cada vez mais expressiva. Esse aspecto faz com que o

Acordo de Nível de Serviço (SLA) se torne muito importante para quem está contratando um fornecedor de TI.

Ele consiste em um documento que enumera todas as atividades contratadas e o desempenho esperado em cada uma delas. Nele, estão parâmetros de disponibilidade dos serviços e ações a serem feitas caso haja alguma necessidade de manutenção.

Com o SLA, a empresa e o fornecedor não podem alegar que desconhecem as atividades a serem executadas. Esse aspecto faz com que o relacionamento entre as partes se baseie na transparência e na compreensão mútua dos requisitos de rendimento.

Que erros devo evitar?

É fácil notar as vantagens e os procedimentos mais adequados para terceirizar a infraestrutura de TI. Mesmo assim, é possível haver erros nesse investimento. Para a sua companhia não enfrentar essa situação, listamos os equívocos mais comuns ao optar pelo outsourcing. Acompanhe!

3.1. Contratar fornecedores inexperientes

Muitas companhias estão com dificuldades de honrar os compromissos com os fornecedores. Nesse cenário, é compreensível que optem pelos serviços dos que oferecem um preço mais baixo.

Porém, é necessário ter muito cuidado com essa estratégia, porque pode prejudicar a qualidade do que a sua organização oferece ao público-alvo.

No caso da infraestrutura de TI, evite a contratação de fornecedores inexperientes. Um dos motivos é que eles poderão ter muitas dificuldades cumprir o SLA por não terem o planejamento perfeito para executar os trabalhos adequadamente.

3.2. Não planejar a implementação/transição

A terceirização dos serviços de TI exige que haja um estudo detalhado para a transição ser efetivada de forma correta. Se isso não for realizado, haverá um grande risco de os serviços ficarem paralisados durante um período, o que pode prejudicar o atendimento e provocar a perda de consumidores.

O ideal é verificar os processos, equipamentos e sistemas envolvidos na implementação do outsourcing de TI. Essa atitude ajuda na elaboração de planos de contingência, que ajudarão o fornecedor e a empresa a executarem a transição sem causar grande impacto nas atividades junto ao público-alvo.

3.3. Não considerar fatores relacionados à segurança

A segurança da informação jamais pode ser ignorada ao terceirizar a infraestrutura de TI. É fundamental que a sua empresa e o fornecedor apresentem um alinhamento sobre as ações que devem ser efetivadas para evitar o vazamento de informações e os ataques de hackers.

A empresa terceirizada pode contribuir com campanhas que mostrem para os colaboradores da sua companhia as iniciativas necessárias para haver uma maior proteção dos dados corporativos.

Conclusão

Se uma organização deseja fortalecer a imagem juntos aos stakeholders, deve valorizar a infraestrutura de TI. Essa medida é essencial para ter mais condições de oferecer serviços com alto padrão de qualidade.

Os consumidores não querem perder tempo ao fazer uma compra, porque o sistema apresenta lentidão ao executar o cadastro ou uma venda.  Esse item mostra que é preciso ter bom senso para escolher um fornecedor de serviços de tecnologia da informação.

Uma escolha equivocada pode trazer sérios prejuízos para uma instituição. Por isso, tenha como prioridade escolher uma empresa experiente e qualificada no segmento de tecnologia da informação e comunicação.

Também é relevante optar por um fornecedor que possa acompanhar o crescimento do seu negócio. Assim, é possível conciliar a expansão com serviços de alto nível, o que contribui para a competitividade e a sustentabilidade econômica.

Sobre a Via Network

Criada em 2004, a Via Networks é líder no mercado de infraestrutura de TI. A empresa mineira desenvolve as atividades de assessoria técnica, consultoria, engenharia de projetos e de gerenciamento e execução de obras.

A meta é oferecer um serviço qualificado e superar as expectativas dos clientes. Com atuação em todo o Brasil, a Via Networks tem como foco os serviços de engenharia nas áreas de Infraestrutura, Energia e Telecomunicações.

Com uma equipe alinhada e comprometida, a empresa valoriza os funcionários investindo em treinamento. Os profissionais são incentivados a obter as certificações dos principais fabricantes nacionais e internacionais do setor de TI. Essa iniciativa é para garantir aos clientes serviços qualificados.

Por isso, a Via Networks está preparada para ajudá-lo a contar com um outsourcing de TI de alto nível e eficiente!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Lila Borja, 10 - Bairro Heliópolis - Belo Horizonte/MG CEP: 31741-605

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h