Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Segurança Empresarial – Saiba mais sobre o Controle de Acesso

RFID (cartões de proximidade)
01

mar 2021

Por:Via Networks
Inovação | Segurança

Todo empreendimento precisa garantir segurança às pessoas que circulam dentro de seu ambiente físico. É nessa perspectiva que atua o controle de acesso. 

Essa tecnologia protege colaboradores, clientes, patrimônio, áreas estratégicas e documentos por meio do controle do fluxo de pessoas na empresa.

Além do registro de entrada e saída de funcionários, com ele, também é possível limitar ou restringir o acesso somente às pessoas autorizadas pela chefia a determinados setores.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens de quem contrata um serviço de controle de acesso. 

O que é Acesso Controlado?

O controle de acesso é um sistema que permite a um supervisor definir quem pode ou não entrar em uma área em tempo real. Sendo que o principal motivo de sua existência é a segurança. 

Uma loja, empresa ou fábrica precisam controlar quem pode entrar em suas dependências. Essa é uma forma de proteger a vida dos colaboradores, clientes, e também garantir a proteção patrimonial. 

Outro ponto importante, além da sensação de segurança no local, é a impressão de seriedade e profissionalismo que esta tecnologia proporciona ao cliente.

Como Funciona o Acesso Controlado?

Existem pelo menos duas formas de controlar o fluxo de pessoas para obter uma maior segurança. Esses são o controle de acesso físico e controle de acesso digital. A seguir, definiremos o que é cada um e como podem ser utilizados.

Controle de acesso físico

É a mais antiga forma de controlar o acesso de pessoas. O sistema é controlado geralmente por um recepcionista, que se comunica diretamente com quem deseja entrar no estabelecimento. 

O acesso é controlado por um obstáculo físico. São exemplos desses:

  • Portas
  • Portões
  • Porteiras
  • Cancelas
  • Catracas
  • Fechaduras

Atualmente, os softwares e equipamentos eletrônicos estão revolucionando o controle de acesso, surgindo tecnologias cada vez mais aprimoradas com o acesso digital, sendo vistas hoje atuando até mesmo no combate ao Coronavírus.

A seguir, entenda o que são:

Controle de acesso digital

São sistemas de acesso mais modernos. Com eles a permissão é concedida por um equipamento eletrônico geralmente sem a intervenção humana. Diferente do modelo anterior, o acesso digital está a todo momento sendo aprimorado.

Desse modo, são considerados relativamente mais seguros por serem “à prova de erro”. Ademais, no longo prazo, tendem a representar um ótimo custo-benefício, por dispensar o acompanhamento de um trabalhador para o seu funcionamento.

Entre os sistemas de controle de acesso digitais mais comuns estão:

RFID (cartões de proximidade)

RFID (cartões de proximidade)

São como fechaduras digitais. Só são abertas mediante a aproximação de um cartão ou crachá autorizado. Esse sistema é feito na modalidade chip interno ou leitura de código de barras.

Biometria

biometria - controle de acesso

Também se trata de uma fechadura digital e a leitura é feita por um leitor biométrico. Nesse caso, a chave de acesso são as digitais das pessoas autorizadas. Geralmente passa pela impressão digital do dedo indicador.

Identificação por senha

É possível permitir o acesso a um ambiente só a quem conhece uma senha de dígitos e números previamente determinados. Esse método já foi mais comum. Hoje, caiu em desuso pelo risco que há no esquecimento dessa sequência.

Reconhecimento facial

Reconhecimento facial

Como o nome já descreve, trata-se da permissão mediante o reconhecimento da face. Assim, basta que o usuário do sistema posicione seu rosto, então terá o acesso permitido ou negado.

O controlador de acesso

Em empresas de grande porte, condomínios ou hotéis, o sistema de acesso seguro pode ser complementado pelo controlador de acesso. Esse é um profissional responsável pelo controle do fluxo externo.

Geralmente, seu posto de trabalho é localizado fora da empresa. Desse modo, entre as suas atribuições do controlador de acesso estão:

  • Comandar o fluxo de pessoas (na sua zona de atuação);
  • Controlar entradas e saídas de veículos;
  • Evitar aglomerações;
  • Atentar às normas do empreendimento em que trabalha.

Vantagens das Empresas que Possuem Acesso de Controle Digital

Melhor Controle do Banco de Horas

Além de proporcionar segurança, esses equipamentos podem ter outras finalidades. Dessa maneira, muitas empresas realizam a contagem de horas trabalhadas utilizando tais recursos digitais. São comuns para essa aplicação, pois evitam as planilhas de controle manual e folhas de ponto.

Dessa forma, evita-se fraudes e simplifica-se a geração e controle desses dados.

Restrição de Acesso Somente a Pessoas Autorizadas

O controle digital, alinhado a outras tecnologias, como o monitoramento por circuito fechado de câmeras (CFTV), torna-se um recurso necessário. Tudo vale quando o assunto é se prevenir de possíveis furtos e bloquear o acesso de pessoas não autorizadas.

Em suma, é possível dar melhor proteção a setores como departamento financeiro, central de dados e salas da diretoria. Assim, toda a empresa se tornará mais segura e conservará informações que mantêm a sua competitividade.

Autoridade no Assunto

Com mais de 17 anos de atuação no mercado, entendemos que segurança corporativa tem tudo a ver com experiência. Por isso, hoje temos a felicidade de dizer que não vendemos apenas equipamentos ou serviços. Oferecemos a confiabilidade de quem tem total capacidade de cuidar do que é mais precioso para você.

Por isso, conte com a Via Networks para obter mais segurança e tranquilidade no dia-a-dia da sua empresa.

O GUIA DO CFTV

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h