Todo empreendimento precisa garantir segurança às pessoas que circulam dentro de seu ambiente físico. É nessa perspectiva que atua o controle de acesso.
Essa tecnologia protege colaboradores, clientes, patrimônio, áreas estratégicas e documentos por meio do controle do fluxo de pessoas na empresa.
Além do registro de entrada e saída de funcionários, com ele, também é possível limitar ou restringir o acesso somente às pessoas autorizadas pela chefia a determinados setores.
Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens de quem contrata um serviço de controle de acesso.
O controle de acesso é um sistema que permite a um supervisor definir quem pode ou não entrar em uma área em tempo real. Sendo que o principal motivo de sua existência é a segurança.
Uma loja, empresa ou fábrica precisam controlar quem pode entrar em suas dependências. Essa é uma forma de proteger a vida dos colaboradores, clientes, e também garantir a proteção patrimonial.
Outro ponto importante, além da sensação de segurança no local, é a impressão de seriedade e profissionalismo que esta tecnologia proporciona ao cliente.
Existem pelo menos duas formas de controlar o fluxo de pessoas para obter uma maior segurança. Esses são o controle de acesso físico e controle de acesso digital. A seguir, definiremos o que é cada um e como podem ser utilizados.
É a mais antiga forma de controlar o acesso de pessoas. O sistema é controlado geralmente por um recepcionista, que se comunica diretamente com quem deseja entrar no estabelecimento.
O acesso é controlado por um obstáculo físico. São exemplos desses:
Atualmente, os softwares e equipamentos eletrônicos estão revolucionando o controle de acesso, surgindo tecnologias cada vez mais aprimoradas com o acesso digital, sendo vistas hoje atuando até mesmo no combate ao Coronavírus.
A seguir, entenda o que são:
São sistemas de acesso mais modernos. Com eles a permissão é concedida por um equipamento eletrônico geralmente sem a intervenção humana. Diferente do modelo anterior, o acesso digital está a todo momento sendo aprimorado.
Desse modo, são considerados relativamente mais seguros por serem “à prova de erro”. Ademais, no longo prazo, tendem a representar um ótimo custo-benefício, por dispensar o acompanhamento de um trabalhador para o seu funcionamento.
Entre os sistemas de controle de acesso digitais mais comuns estão:
São como fechaduras digitais. Só são abertas mediante a aproximação de um cartão ou crachá autorizado. Esse sistema é feito na modalidade chip interno ou leitura de código de barras.
Também se trata de uma fechadura digital e a leitura é feita por um leitor biométrico. Nesse caso, a chave de acesso são as digitais das pessoas autorizadas. Geralmente passa pela impressão digital do dedo indicador.
É possível permitir o acesso a um ambiente só a quem conhece uma senha de dígitos e números previamente determinados. Esse método já foi mais comum. Hoje, caiu em desuso pelo risco que há no esquecimento dessa sequência.
Como o nome já descreve, trata-se da permissão mediante o reconhecimento da face. Assim, basta que o usuário do sistema posicione seu rosto, então terá o acesso permitido ou negado.
Em empresas de grande porte, condomínios ou hotéis, o sistema de acesso seguro pode ser complementado pelo controlador de acesso. Esse é um profissional responsável pelo controle do fluxo externo.
Geralmente, seu posto de trabalho é localizado fora da empresa. Desse modo, entre as suas atribuições do controlador de acesso estão:
Além de proporcionar segurança, esses equipamentos podem ter outras finalidades. Dessa maneira, muitas empresas realizam a contagem de horas trabalhadas utilizando tais recursos digitais. São comuns para essa aplicação, pois evitam as planilhas de controle manual e folhas de ponto.
Dessa forma, evita-se fraudes e simplifica-se a geração e controle desses dados.
O controle digital, alinhado a outras tecnologias, como o monitoramento por circuito fechado de câmeras (CFTV), torna-se um recurso necessário. Tudo vale quando o assunto é se prevenir de possíveis furtos e bloquear o acesso de pessoas não autorizadas.
Em suma, é possível dar melhor proteção a setores como departamento financeiro, central de dados e salas da diretoria. Assim, toda a empresa se tornará mais segura e conservará informações que mantêm a sua competitividade.
Com mais de 17 anos de atuação no mercado, entendemos que segurança corporativa tem tudo a ver com experiência. Por isso, hoje temos a felicidade de dizer que não vendemos apenas equipamentos ou serviços. Oferecemos a confiabilidade de quem tem total capacidade de cuidar do que é mais precioso para você.
Por isso, conte com a Via Networks para obter mais segurança e tranquilidade no dia-a-dia da sua empresa.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário