Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

5 Benefícios do Cabeamento Estruturado

cabeamento estruturado
16

ago 2019

Por:Via Networks
Cabeamento Estruturado

Boa parte dos processos corporativos necessitam de uma conexão estável e de qualidade com a rede. Neste artigo, vamos destacar 5 benefícios do cabeamento estruturado que justificam a sua implementação e mostrar por que investir em um bom sistema que ajude na estabilidade de dados é fundamental.

Outros artigos relacionados ao tema:
Cabeamento UTP e suas aplicações
Entenda as especificações e vantagens do cabo CAT8
Revisão da norma ANSI/TIA 568-D
Cabeamento estruturado: normas e tipos de cabos 
Cabeamento estruturado em edifícios comerciais
Entenda a diferença entre o Cabeamento CAT6 e CAT6A
Bens tombados: como fazer a troca do cabeamento estruturado

Também veja sobre qual o melhor sistema de Cabeamento Estruturado para CFTVs, em nosso Guia Definitivo do CFTV para Empresas.

O que é o Sistema de Cabeamento Estruturado?

O cabeamento estruturado surge como uma solução eficiente para fornecer maior escalabilidade, flexibilidade e praticidade à infraestrutura de rede das empresas. Esse esquema de instalação é formado por um conjunto padronizado de cabos, conexões e dispositivos desenhados de modo a permitir alterações, movimentações e adições em toda a rede de computadores da empresa. Veja abaixo, como sistema bem planejado pode ser útil e muitas vezes fundamental dentro das empresas.

1. Evita Falhas de Rede

Muitos problemas de rede são causados pela falta de um bom sistema. Mau contato, oxidação de conectores e danos em cabos são algumas das principais falhas. Tudo isso pode ser evitado pela implementação de uma rede de qualidade, que siga os mais altos padrões.

O cabeamento estruturado também adota uma documentação que descreve todas as atividades desde o início da implementação, como o detalhamento do hardware e do software utilizado. Essa padronização e o registro completo facilitam futuras manutenções e vêm em auxílio do gestor no momento que expansões forem necessárias.

2. Facilita o Gerenciamento

Após sua implementação, o sistema de cabeamento estruturado não fica dependente de uma equipe constante para cuidar do cabeamento do data center. Essa tarefa poderá ser gerenciada por um time menor de profissionais. Sempre que manutenções forem necessárias, elas serão mais rápidas e eficientes, pois ele centraliza todo o sistema.

3. Traz um Bom Retorno de Investimento (ROI)

O cabeamento estruturado pode unir diferentes serviços em um mesmo sistema, como dados, vídeos e voz. Essa unificação evita necessidades de futuras atualizações e maiores custos de manutenção.

Se novos recursos forem adicionados à rede, ou se houver modificações no layout da empresa ou movimentações nas salas, a infraestrutura já estará preparada, sem precisar gastar mais dinheiro ou tempo. Assim, mesmo que o valor inicial do investimento seja maior, a longo prazo o retorno é facilmente alcançado.

4. Viabiliza a Expansão de Modo Simplificado

Segundo dados divulgados pelo IBGE, somente em 2017, foram mais de 10 milhões de novos internautas. Dessa forma, a expansão da rede no país não tem conseguido dar conta da quantidade de usuários. Essa nova demanda também se reflete nas redes corporativas. Instalar um sistema que ficará obsoleto em poucos anos é desperdiçar recursos. Por isso, é necessário visar tecnologias que garantam um tempo de vida útil maior.

O cabeamento estruturado tem esse potencial de suportar futuras aplicações e um aumento do tráfego de dados. Além disso, adições e atualizações podem ser feitas sem a necessidade de causar interrupções no sistema, mesmo aquelas que exigem mais da rede, como videoconferência e outras aplicações de multimídia.

5. Garante Maior Durabilidade à Infraestrutura

A durabilidade de um sistema com cabeamento estruturado é bem maior que a de um convencional. Sua vida útil pode chegar a 25 anos. Esse prazo é alcançado porque o sistema é de fácil manutenção, suporta o aumento da demanda ao longo do tempo e segue normas rígidas de padronização.

O investimento traz inúmeros benefícios para o negócio e diante dessas vantagens, se torna um projeto praticamente obrigatório para qualquer empresa que deseja promover um crescimento sustentável e obter uma infraestrutura robusta, durável e eficiente.

Gostou do artigo? Então aproveite para navegar em nosso blog e conferir as novidades sobre o mundo da infraestrutura de TI!

ebook gratis

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h