Rua Lila Borja, 10 - Bairro Heliópolis - Belo Horizonte/MG CEP: 31741-605 (31) 3273-2486

Entenda sobre o sistema de segurança corporativa

Sistema de segurança corporativa
08

out 2019

Por:Via Networks
CFTV | Dicas | Inovação

A segurança Corporativa nas empresas

Diante dos índices de criminalidade cada vez maiores nas cidades, a insegurança é um fantasma que ronda a rotina dos empresários. Como medida preventiva, as organizações têm investido em um sistema de segurança corporativa, como o CFTV.

Será que esse tipo de recurso é realmente eficiente? Como funciona e o que fazer para ter esse sistema em sua empresa? É sobre isso que falaremos neste post!

O que é o Sistema de CFTV?

CFTV é a sigla para Circuito Fechado de Televisão, ou Closed Circuit Television (CCTV). Trata-se do monitoramento feito por câmeras de segurança que enviam imagens em tempo real para um gravador de vídeos ou uma central de monitoramento, se forem utilizadas câmeras IP.

Nesse tipo de sistema de segurança corporativa, as câmeras são instaladas em locais estratégicos, o que inclui áreas de intensa circulação de pessoas ou mesmo onde se possa ter perdas de recursos. Aqui nos referimos a um almoxarifado, corredores de um supermercado, estacionamentos ou qualquer ponto vulnerável onde possa haver furtos e/ou danos ao patrimônio.

O funcionamento é bem simples. As imagens são capturadas pela câmera e redirecionadas para monitores de uma central. Os sinais de vídeos são recebidos por dispositivos DVR, que permitem que as imagens sejam tanto exibidas quanto gravadas para posterior avaliação.

Quer saber tudo sobre CFTV? Reunimos um conteúdo completo, para tirar todas as suas dúvidas, acesso o Guia Definitivo do CFTV para Empresas agora mesmo!

Quais os tipos?

Existem pelo menos duas formas de transmitir as imagens do sistema de monitoramento: analógico e IP. Sendo os mais baratos e o primeiro modelo que surgiu no mercado, os sistemas analógicos são mais populares. Nesse tipo, as conexões entre as câmeras e os dispositivos são feitas por cabos coaxiais, que enviam as imagens capturadas para os gravadores e então para os monitores.

Já o modelo IP fornece mais recursos. As imagens são transmitidas pela tecnologia IP, ou seja, por meio de protocolo de internet. Esse sinal digital permite produzir imagens de alta definição e transmitir os dados para sistema remotos. Assim, é possível acessar em tempo real as imagens da câmera por meio de smartphones, tablets e computadores instalados em qualquer parte do mundo, bastando apenas uma conexão com a internet, uma rede de qualidade e os dados de acesso ao sistema.

A qualidade das imagens depende também do dispositivo escolhido para o gerenciamento das câmeras. Entre os três principais estão:

  • DVR — apresenta imagens de qualidade razoável, e exigindo um baixo investimento;
  • NVR — suporta imagens Full HD;
  • HVR — permite o gerenciamento tanto de câmeras analógicas quanto IP.

Qual a importância do sistema de segurança corporativa para as empresas?

O principal objetivo do CFTV é a inibição de crimes. O videomonitoramento reduz as chances de pessoas mal-intencionadas praticarem furtos, roubos ou vandalismos na frente das lentes. Além disso, caso ocorra algum delito, as imagens gravadas pelas câmeras auxiliam na identificação e busca dos envolvidos, com possível ressarcimento das perdas.

Empresas que não contam com sistemas de monitoramento por meio de câmeras estão muito mais vulneráveis a sofrer nas mãos de assaltantes, pois a sensação de impunidade é maior.

A eficiência de um sistema de segurança corporativa muito vai depender também do parceiro técnico escolhido para implementar a infraestrutura. Trata-se de um investimento indispensável para empresas que desejam dar maior segurança ao seu patrimônio, aos clientes e a colaboradores.

Quer saber mais como contratar um parceiro especializado. Baixe gratuitamente nosso material e confira “Tudo o que você precisa saber ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI”!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Lila Borja, 10 - Bairro Heliópolis - Belo Horizonte/MG CEP: 31741-605

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h