Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Entenda as diferenças entre o Cabeamento Cat6 e Cat6A

Cabeamento Cat6
13

May 2019

Por:Via Networks
cabeamento estruturado

Ao construir ou substituir sua infraestrutura de rede, é fundamental conhecer as opções de cabos disponíveis no mercado. Afinal, esses são elementos que interferem diretamente na velocidade e qualidade na transmissão de dados. Nesse quesito, o cabeamento cat6 e sua evolução, o cat6A, têm se tornado uma ótima opção para projetos corporativos.

Confira neste artigo as diferenças entre esses dois cabos e como saber qual a escolha ideal para a sua infraestrutura!

Os cabos de rede e velocidade da conexão

Antes de mais nada, é importante que você entenda bem o papel que o cabeamento pode exercer na qualidade da sua rede. Esses cabos são classificados em categorias (de 1 a 7), conforme sua frequência. Essa característica define a taxa máxima de velocidade na transmissão de dados que o cabeamento suporta, bem como sua taxa de interferência.

Eles evoluíram com o tempo, de modo que algumas categorias já não são mais utilizadas no mercado:

  • Categorias 1, 2 e 4: já se tornaram obsoletas e por isso não são mais fabricadas nem reconhecidos pela TIA (Telecommunications Industry Association);
  • Categoria 3: ainda utilizada em redes de telefonia fixa;
  • Categoria 5: é o mais antigo e lento. Suporta velocidades entre 10 Mbps e 100 Mbps e frequências de até 100 MHz, mas provavelmente não os encontrará no mercado. Os cabos 5e são os mais comuns atualmente, mas eles estão em processo de substituição pelos cabos categoria 6 e categoria 6A, que podem ser usados em redes de 10 gigabit;
  • Categoria 5e: evolução do anterior que suporta velocidades que ultrapassam 1 Giga, em frequências de até 150 MHz;
  • Categoria 6: suportam freqüências de até 250 MHz. Além de serem usados em substituição dos cabos cat 5 e 5e, eles podem ser usados em redes 10 gigabit, mas nesse caso o alcance é de apenas 55 metros;
  • Categoria 6A: (“a” de “augmented”, ou ampliado) suportam freqüências de até 500 MHz e utilizam um conjunto de medidas para reduzir a perda de sinal e tornar o cabo mais resistente a interferências;
  • Categoria 7: embora não exista no sistema de normatização americano (ANSI/TIA), estão presentes na ISO/IEC 11801:2002 e ABNT NBR 14565:2007. Suporta tráfego de até 100 Gigabits (até 100 metros de distância) e frequência de até 600 MHz.

Para a maioria das aplicações, a Cat6 será o suficiente. Para distâncias maiores e em locais sujeitos a mais interferências, é necessário subir para o cabeamento cat6A. Saiba mais!

As principais diferenças entre Cabeamento Cat6 e Cat6A

O padrão Cat6 é construído com pares enrolados com maior força. Entre os pares, há divisões de Nylon, que reduzem consideravelmente a interferência. São usados em redes para velocidades de até 1 Gigabit, com alcance de até 55 metros.

O cabeamento Cat6A é um aprimoramento do seu antecessor, suportando taxas de transferência de até 10 Gbps com taxa de frequência máxima de 500 MHz. Portanto, as principais diferenças entre eles são:

  • Cat6A é uma versão melhorada do cat6;
  • Cat6A atinge até 10 Gbps, e o Cat6 até 1 Gbps;
  • por causa do Nylon, o Cat6 tem maior espessura e maior rigidez;
  • Cat6A tem o dobro da largura de banda;
  • Cat6A resiste mais ao alien crosstalk;
  • Cat6A apresenta custos mais altos.

A melhor escolha

A decisão de qual é o mais adequado vai depender das necessidades atuais e futuras da sua empresa. É preciso levar em conta o tempo de vida útil da instalação e do prédio, qual crescimento se espera do negócio nos próximos anos, nível de orçamento etc.

Mas é bom lembrar que é possível combinar os dois cabeamentos. Por exemplo, usar o Cat6 para a infraestrutura em geral e o Cat6A para servidores e backbones.

As tecnologias tendem a avançar e trazer soluções que garantem sempre um melhor custo-benefício para as empresas, além de um desempenho satisfatórios para as operações. Por isso, sempre conte com uma empresa parceira em TI para determinar a melhor infraestrutura para a sua rede corporativa.

Quer saber mais sobre como escolher entre cabeamento Cat6 e Cat6A, entre outras questões? Entre em contato com um especialista da Via Networks. Teremos o prazer em ajudar!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br