Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Como calcular o ROI da área de TI

ROI
25

Feb 2019

Por:Via Networks
Saiba mais

Todas as áreas de uma empresa devem mostrar resultados comprovados à diretoria, e isso gera uma grande preocupação quando gestores de TI precisam justificar os investimentos no setor. Nesse desafio, o cálculo do ROI se torna uma ferramenta indispensável para detalhar o retorno que um investimento em tecnologia pode dar à organização.

Por isso, dedicamos este post para explicar como funciona o cálculo do ROI de uma ação de TI que possa servir de base para conquistar o apoio financeiro na empresa.

O que é ROI (Return on Investment)?

Em português, a sigla significa retorno sobre investimento. Ele funciona como um indicador financeiro que informa o potencial retorno de um projeto. Em outras palavras, ele mostra quanto um investimento pode trazer de futuros lucros para a empresa.

Assim, trata-se de uma ferramenta de planejamento, usada para ajudar os gestores a avaliarem quais projetos apresentam as melhores vantagens econômicas para o negócio.

Adicionalmente, ele pode ser usado também para a empresa monitorar o desempenho de projetos concluídos. Dessa forma, é possível reunir informações suficientes para aprimorar futuros projetos, otimizando a taxa de retorno e direcionar a tomada de decisão.

Qual a importância do ROI para a área de TI?

Os investimentos realizados no setor de TI podem trazer resultados nos demais setores da companhia. Afinal, esses profissionais gerenciam ferramentas que otimizam as operações de outros departamentos, como sistemas de gestão, cabeamento de rede, centro de dados etc.

Por isso, na área de TI, o ROI pode ser calculado em diversas outras subáreas, como:

  • servidores: disponibilidade de serviços, desempenho da rede etc.;
  • ERPs: sistemas de gestão ligados ao controle de processos administrativos, de recursos humanos, financeiros e de estoque, por exemplo;
  • armazenamento de dados: storage, cloud computing;
  • cyber security: sistemas de segurança, firewall;
  • infraestrutura de TI: cabeamento estruturadofibra óptica.

Como calcular o ROI?

Para mensurar o retorno percentual sobre os investimentos feitos nos processos de TI, o cálculo feito baseia-se em uma fórmula simples:

  • ROI = (receita geral gerada pelo investimento – custo de investimento) / custo de investimento x 100.

Então, digamos que a empresa tenha investido em um novo software baseado na nuvem (SaaS — Software as a Service) que custou R$ 50 mil ao longo de dois anos. A receita alcançada com o sistema nesse período somou R$ 400 mil. O cálculo ficaria assim:

  • ROI = (400.000 – 50.000) / 50.000 x 100
  • ROI = 350.000 / 50.000 x 100 = 700%

Nesse exemplo, o ROI superou o investimento em 700%, ou seja, 7 vezes mais.

É bom lembrar que para o valor ser o mais preciso possível, é importante incluir todos os custos do investimento, não só o que está relacionado à implementação do software, mas também à manutenção, atualizações e demais despesas durante todo o período.

Ao fazer um cálculo preditivo, ou seja, ainda no planejamento do investimento, a área de TI costuma trabalhar com um tempo de 3 a 5 anos, um prazo médio para a depreciação dos componentes de software e hardware.

O cálculo do ROI é essencial para justificar os investimentos na área de TI e garantir uma boa infraestrutura. Afinal, essa é a base para a operacionalização da área.

Que tal então conhecer as soluções para infraestrutura de TI da Via Networks? Entre em nosso site e confira!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br