Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

6 erros de gestão que você deve evitar para não prejudicar sua infraestrutura de TI

Infraestrutura de TI
12

Feb 2019

Por:Via Networks
Dicas

O setor de TI ganhou um papel estratégico nas organizações em anos recentes. Com o avanço das tecnologias e as vantagens que elas trazem aos negócios, construir uma infraestrutura de TI consistente se tornou praticamente obrigatório.

No entanto, erros de gestão podem prejudicar todo esse ecossistema tecnológico, limitando o potencial estratégico que o setor poderia apresentar.

Por isso, vamos destacar neste post 6 erros que os gerentes de TI devem ficar de olho para não cometer!

1. Não cuidar do planejamento da área

Todos os processos de TI precisam ser bem planejados, o que exige uma boa comunicação entre os gestores e os diversos setores da companhia. Digamos, por exemplo, que se pense em fazer atualizações nos sistemas da empresa. Tudo precisa ser discutido para não atrapalhar o andamento das operações nos outros setores.

O mesmo acontece com a manutenção preventiva da infraestrutura de TI. É importante definir um cronograma e estabelecer um formato que não interfira nos processos de trabalho dos colaboradores. Por outro lado, a própria falta de manutenção também poderia causar indisponibilidades e um consequente prejuízo ao negócio.

2. Não se preocupar com os feedbacks

Os ativos de TI são normalmente usados também por usuários que não são do setor, como softwares de gestão. O fato de não terem conhecimento aprofundado em tecnologias não quer dizer que suas observações não sejam importantes.

Ao lidarem com os sistemas, pode ocorrer de os colaboradores e demais usuários detectarem falhas ou mesmo pontos de melhorias que precisam da atenção dos profissionais de TI. Não se preocupar com esse feedback poderia travar a otimização dos recursos.

3. Não desenvolver sua equipe

O avanço tecnológico está cada vez mais acelerado. Uma equipe de TI não pode parar no tempo e deixar de se atualizar. Isso seria um erro de gestão que pode dificultar o potencial estratégico do setor.

Assim, o gerente de TI precisa ficar atento às potencialidades e fraquezas da sua equipe a fim de investir no desenvolvimento dos seus talentos e garantir um alto nível de profissionais.

4. Não adotar medidas de segurança de informações

Os profissionais de TI são responsáveis por gerenciar o armazenamento e gerenciamento dos dados corporativos, muitos deles sigilosos. Por isso, se o gestor não adotar medidas de segurança para a sua infraestrutura de TI, os sistemas podem ser invadidos por programas maliciosos e hackers, comprometendo a integridade das informações.

Sendo assim, investir em ferramentas de backup, antivírus e firewall, por exemplo, não é uma opção, mas sim um princípio básico da cyber segurança.

5. Demandar demais da rede sem expandir a infraestrutura

Boa parte dos processos corporativos necessitam de uma infraestrutura de rede de qualidade para manter um desempenho no mínimo aceitável. E a demanda por uma infraestrutura de maior velocidade é cada vez maior, principalmente com o uso de ferramentas de big data e processos mais complexos.

Assim, quando o negócio cresce e a infraestrutura de TI não acompanha esse progresso, falhas serão inevitáveis, como rede lenta e até paralisação de alguns processos. É fundamental nesse momento investir em um cabeamento de qualidade e em um sistema mais atualizado.

6. Não enxergar o setor como parte estratégica da empresa

O setor de TI é mais do que uma equipe de profissionais que resolve problemas, ou apaga incêndios. Pensar dessa maneira restringe o papel estratégico departamento deveria ter. É necessário que o gerente estruture processos que otimizem as operações da empresa e permita que o negócio seja mais competitivo e lucrativo.

Para gerenciar uma infraestrutura de TI, é importante adotar um olhar abrangente do setor e contar parceiros que possam auxiliar em diversos processos. Dessa forma, será mais fácil evitar esses 6 erros que comprometem a eficiência do seu setor.

Entre em contato com a Via Networks e entenda como podemos ser seus parceiros em busca de uma infraestrutura de TI mais sólida e estratégica!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br