Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Outsourcing de TI: será que vale a pena?

29

Oct 2018

Por:Via Networks
Dicas

Uma das principais tendências do mundo corporativo é o outsourcing de TI que consiste em terceirizar os serviços de tecnologia da informação. Ou seja, uma empresa delega para outra a execução de atividades relacionadas com um segmento.

Dessa forma, a gestão da infraestrutura e a contratação de profissionais da área fica sob a responsabilidade do fornecedor. Isso faz com que uma instituição esteja mais direcionada às iniciativas voltadas para o crescimento do negócio.

Neste post, abordaremos a modalidades da terceirização do setor de TI e as vantagens proporcionadas por essa ação. Confira!

Fique bem informado sobre os tipos de outsourcing de TI

Um empresário pode optar por modelos diferentes para terceirizar os serviços de tecnologia da informação. Um deles é o Offshore Outsourcing que se caracteriza pela execução das tarefas (manutenção de infraestrutura, suporte etc.) sendo feita por companhias de outros países.

Essa ação pode contribuir para a redução de despesas e a adoção de mão de obra mais especializada. Porém, apresenta como o risco de haver uma dificuldade de comunicação entre o cliente e o prestador do serviço.

Onshore Outsourcing

Muitas corporações têm optado pelo onshore outsourcing que se destaca pela contratação de uma empresa do mesmo município, estado ou país, para executar as demandas do setor de tecnologia informação.

Essa postura faz com que as chances de haver uma comunicação mais eficiente entre o fornecedor e o contratante sejam maiores. Isso porque não haverá necessidade de adotar um outro idioma para estreitar o relacionamento.

Nearshore Outsourcing

Com a globalização da economia, algumas organizações têm utilizado o Nearshore Outsourcing. Essa modalidade de terceirização envolve empresas de países próximos, que apresentam culturas, fuso horários e idiomas semelhantes. Ela foi muito empregada, na década de 1990, por empresas norte-americanas de TI que prestaram serviços para clientes do Canadá.

Conheça as vantagens da terceirização

Os benefícios do outsourcing de TI são bastante amplos para os empresários, desde que haja uma escolha adequada do prestador de serviço. Uma das vantagens mais impactantes dessa iniciativa engloba a redução de custos. Isso porque não será necessário pagar uma série de benefícios para os empregados (plano de saúde, auxílio-alimentação, vale-transporte etc.).

Também há uma diminuição dos gastos com a manutenção dos equipamentos, porque esse serviço já está previsto no contrato. Isso evita o risco de ter um custo alto com uma contratação emergencial de um fornecedor para consertar as máquinas.

Equipe qualificada

Um empreendedor não tem mais a preocupação de escolher os profissionais de tecnologia da informação ao optar por terceirizar os serviços da área. Essa atividade passa a ser feita exclusivamente pela empresa contratada.

Nesse caso, as possibilidades de montar a equipe perfeita para o cliente obter bons resultados são bem maiores. Um dos motivos é que o fornecedor tem mais condições de avaliar os profissionais mais capacitados para atuar no mercado.

Equipamentos mais modernos

A infraestrutura de TI é muito relevante para qualquer empresa manter os serviços disponíveis para o público-alvo na era digital. Com o investimento no outsourcing, uma corporação terá os melhores recursos disponíveis na atualidade, o que reduz os riscos de paralisação dos serviços.

Sem dúvida, uma empresa de tecnologia da informação pode acompanhar as principais tendências do segmento e investir nos melhores equipamentos para aumentar a satisfação dos clientes.

Foco no negócio

Com o gerenciamento das atividades de TI sendo feito por terceiros com eficiência, uma organização pode se dedicar às ações mais importantes para conquistar a confiança do público-alvo. Em outras palavras, cria um ambiente mais favorável para elaborar uma estratégia inteligente e inovar.

O outsourcing de TI proporciona vantagens para as empresas que precisam reduzir despesas e serem mais ágeis para acompanhar as tendências do mercado. Em uma conjuntura de alta competitividade, as companhias precisam adotar as melhores práticas de gestão para sobreviverem.

Se você deseja contar com serviços de infraestrutura de TI de ponta, entre em contato com a equipe da Via Networks. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

O que você precisa saber ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI - Via Networks

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br