Data center é um ambiente construído para alocar servidores e outros componentes de hardware, como storages, roteadores e switches. Um dos principais objetivos do centro de dados é manter disponíveis sistemas essenciais à empresa, como ERPs e CRMs.
Muitas organizações não têm certeza se mantêm um data center internamente ou se delegam esse gerenciamento a uma empresa parceira, em um modelo de outsourcing de TI.
A terceirização já é uma realidade em muitos setores, mas será que ela também é vantajosa quando o assunto é data center? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Separamos alguns conteúdos relacionados a Data Centers:
• Confira o ranking dos 5 maiores Data Centers do mundo!
• Conheça 5 componentes com eficiência energética em Data Centers
• Data Center e o Cabeamento Estruturado
Quando o data center é próprio, ele fica sob total responsabilidade da empresa proprietária. Toda a infraestrutura presente nesse ambiente, como roteadores, servidores, cabeamento estruturado, sistema de refrigeração, instalações elétricas e gerenciamento de energia precisa ser gerenciado por uma equipe interna.
Assim, a companhia precisa contratar profissionais e gestores que deem conta da manutenção do data center. Eles terão a tarefa de garantir a disponibilidade e o bom desempenho dos processos que rodam nessa infraestrutura.
Por outro lado, o data center terceirizado repassa para uma empresa parceira a responsabilidade de gerenciar e atualizar todos os componentes de software e hardware e cuidar de toda a segurança envolvida. Isso significa que a contratante não precisará se preocupar com aquisição de equipamentos, reserva de espaço ou contratação de profissionais. Tudo fica nas mãos da fornecedora.
Nesse modelo de outsourcing, tudo o que sua empresa terá que fazer é contratar o fornecedor. Dessa forma, você poderá se dedicar a outras atividades mais específicas do seu negócio.
Entre as principais vantagens de terceirizar o data center, estão:
Manter a infraestrutura de um data center não é barato. A aquisição do hardware é um investimento de alto custo, e as despesas da estrutura, sobretudo relativas à energia, não são poucas.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto Ponemon, o data center pode representar 33% dos gastos totais que a empresa terá com energia. Esses e outros custos podem ser totalmente repassados para a terceirizada.
Ter uma infraestrutura flexível é especialmente importante em empresas com demanda variável ou que passam por resizing. Com a terceirização, a estrutura necessária pode ser alterada rapidamente, bastando ajustar o plano contratado.
Ao passo que a empresa parceira cuida dos processos do data center, incluindo os recursos humanos e tecnológicos, você poderá focar em ações que gerem maior valor ao negócio.
Uma companhia especializada em TI conta com profissionais de alto nível totalmente focados nos processos do data center. Será uma equipe sempre disponível para resolver problemas, tendo em mãos as ferramentas mais adequadas.
Na contratação da terceirizada, será definido um documento conhecido como SLA (Service Level Agreement — Acordo de Nível de Serviço). Esse registro lista todos os serviços prestados, os direitos e deveres de ambas as partes e o nível de qualidade esperado.
Com você pôde perceber, a terceirização é uma ação estratégica do setor. Não se trata apenas de reduzir custos. É uma parceria que pode trazer crescimento sustentável, inovação, bom desempenho e agilidade aos processos.
Gostou da ideia de terceirizar seu data center? Então, leia nosso e-book sobre tudo que você precisa saber ao contratar uma empresa de Infraestrutura de TI e saiba como começar com o pé direito!
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Ficamos muito felizes com o seu comentário, Marina! Inscreva-se em nossa News para receber atualização de conteúdo em primeira mão!