Em um cenário de alta competitividade, as empresas têm como uma das principais metas reduzir custos. Um dos motivos é a necessidade de contar com recursos financeiros para investir em melhorias que possibilitarão entregar melhores serviços para os clientes.
Esse aspecto faz com que o setor de tecnologia da informação seja bastante importante para as organizações apresentarem um desempenho mais consistente que as permitam manter a sustentabilidade do negócio.
Neste post, vamos destacar algumas ações que viabilizam diminuir as despesas por meio da TI. Confira!
A cloud computing é uma tendência cada vez mais forte no segmento de TI. Uma prova disso é que muitas empresas estão adotando essa modalidade de serviço, porque permite hospedar os dados em um local com alto nível de segurança da informação.
Além disso, as organizações contam com a facilidade de acesso. Basta apenas estar conectado à internet para localizar os arquivos necessários para executar projetos relevantes para a companhia.
A computação em nuvem proporciona uma redução de gastos com a aquisição e a manutenção de equipamentos. Afinal, essa atividade passa a ser de responsabilidade da empresa que hospeda os dados.
O termo Bring Your Own Device (BYDO) é uma prática já adotada por muitas companhias no mundo inteiro. Ela consiste em incentivar os funcionários a utilizarem os equipamentos pessoais (notebooks, tablets e smartphones) no ambiente de trabalho.
Com essa iniciativa, a corporação reduz gastos com a compra desses dispositivos. Por outro lado, é necessário avaliar aspectos, como a responsabilidade pela manutenção dos aparelhos, o uso de pacote de internet e a política de segurança da informação.
Estabelecendo todos esses fatores de maneira transparente, a empresa terá mais chances de obter bons resultados com o BYDO.
O Software as a Service (SaaS) faz com que uma organização não necessite de adquirir um programa de computador ou a licença para adotá-lo na rotina de trabalho. Nesse caso, a companhia paga efetivamente pelos recursos da ferramenta utilizados.
Nos custos do SaaS, já estão inseridos o treinamento, a atualização e a manutenção. Por isso, essa iniciativa tem se tornado bastante válida para diminuir as despesas relacionadas com tecnologia da informação.
Com uma infraestrutura tecnológica de TI de alto nível, uma empresa tem perfeitas condições de inserir as videoconferências na rotina de trabalho. Essa prática permite promover reuniões com funcionários e parceiros que estão em diferentes estados, municípios e até países.
A iniciativa ainda possibilita diminuir gastos com a conferência por telefone e evitar despesas com viagens e hospedagem. O empregado pode ficar mais tempo à disposição da empresa e ter menos desgaste físico e emocional com viagens.
Sem dúvida, a videoconferência é um recurso de TI valioso para aumentar a produtividade dos colaboradores e proporcionar mais qualidade de vida para a equipe.
Fazer com que as informações sejam obtidas com mais facilidade e velocidade é um dos benefícios oferecidos pelas redes de fibra óptica. Ao optar pela solução Laserway da Furukawa, é possível contar com uma série de vantagens.
Uma delas é a infraestrutura simplificada que reduz a utilização de dutos, eletrocalhas e salas técnicas. Ela também viabiliza a redução de despesas com o consumo de energia, pois exige menos equipamentos para a alimentação elétrica e a refrigeração das salas.
A solução Laserway propicia um melhor controle da banda, fazendo com que o tráfego das informações seja mais bem gerenciado. Outro benefício é a facilidade de adaptação à demanda de consumo dos usuários.
Caso uma empresa precise de taxas mais elevadas de transmissão de dados, a rede tem condições de suportar o envio das informações com mais velocidade.
Sem dúvida, é possível empregar boas práticas para reduzir custos por meio da tecnologia da informação. Com planejamento, bom senso e inteligência, é possível obter sucesso com várias medidas para dinamizar as atividades de uma empresa.
Se você quer ficar bem informado sobre as tendências da TI, a dica é nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn). Afinal, o conhecimento merece ser compartilhado!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário