Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Como reduzir custos com sua infraestrutura de TI?

reduzir custos com infraestrutura de TI
02

ago 2018

Por:Via Networks
Dicas

Em um cenário de alta competitividade, as empresas têm como uma das principais metas reduzir custos. Um dos motivos é a necessidade de contar com recursos financeiros para investir em melhorias que possibilitarão entregar melhores serviços para os clientes.

Esse aspecto faz com que o setor de tecnologia da informação seja bastante importante para as organizações apresentarem um desempenho mais consistente que as permitam manter a sustentabilidade do negócio.

Neste post, vamos destacar algumas ações que viabilizam diminuir as despesas por meio da TI. Confira!

 Aposte em computação em nuvem

A cloud computing é uma tendência cada vez mais forte no segmento de TI. Uma prova disso é que muitas empresas estão adotando essa modalidade de serviço, porque permite hospedar os dados em um local com alto nível de segurança da informação.

Além disso, as organizações contam com a facilidade de acesso. Basta apenas estar conectado à internet para localizar os arquivos necessários para executar projetos relevantes para a companhia.

A computação em nuvem proporciona uma redução de gastos com a aquisição e a manutenção de equipamentos. Afinal, essa atividade passa a ser de responsabilidade da empresa que hospeda os dados.

Avalie o BYDO para reduzir custos

O termo Bring Your Own Device (BYDO) é uma prática já adotada por muitas companhias no mundo inteiro. Ela consiste em incentivar os funcionários a utilizarem os equipamentos pessoais (notebooks, tablets e smartphones) no ambiente de trabalho.

Com essa iniciativa, a corporação reduz gastos com a compra desses dispositivos. Por outro lado, é necessário avaliar aspectos, como a responsabilidade pela manutenção dos aparelhos, o uso de pacote de internet e a política de segurança da informação.

Estabelecendo todos esses fatores de maneira transparente, a empresa terá mais chances de obter bons resultados com o BYDO.

Considere o SaaS

O Software as a Service (SaaS) faz com que uma organização não necessite de adquirir um programa de computador ou a licença para adotá-lo na rotina de trabalho. Nesse caso, a companhia paga efetivamente pelos recursos da ferramenta utilizados.

Nos custos do SaaS, já estão inseridos o treinamento, a atualização e a manutenção. Por isso, essa iniciativa tem se tornado bastante válida para diminuir as despesas relacionadas com tecnologia da informação.

Adote a videoconferência

Com uma infraestrutura tecnológica de TI de alto nível, uma empresa tem perfeitas condições de inserir as videoconferências na rotina de trabalho. Essa prática permite promover reuniões com funcionários e parceiros que estão em diferentes estados, municípios e até países.

A iniciativa ainda possibilita diminuir gastos com a conferência por telefone e evitar despesas com viagens e hospedagem. O empregado pode ficar mais tempo à disposição da empresa e ter menos desgaste físico e emocional com viagens.

Sem dúvida, a videoconferência é um recurso de TI valioso para aumentar a produtividade dos colaboradores e proporcionar mais qualidade de vida para a equipe.

Invista em rede de fibra óptica

Fazer com que as informações sejam obtidas com mais facilidade e velocidade é um dos benefícios oferecidos pelas redes de fibra óptica. Ao optar pela solução Laserway da Furukawa, é possível contar com uma série de vantagens.

Uma delas é a infraestrutura simplificada que reduz a utilização de dutos, eletrocalhas e salas técnicas. Ela também viabiliza a redução de despesas com o consumo de energia, pois exige menos equipamentos para a alimentação elétrica e a refrigeração das salas.

A solução Laserway propicia um melhor controle da banda, fazendo com que o tráfego das informações seja mais bem gerenciado. Outro benefício é a facilidade de adaptação à demanda de consumo dos usuários.

Caso uma empresa precise de taxas mais elevadas de transmissão de dados, a rede tem condições de suportar o envio das informações com mais velocidade.

Sem dúvida, é possível empregar boas práticas para reduzir custos por meio da tecnologia da informação. Com planejamento, bom senso e inteligência, é possível obter sucesso com várias medidas para dinamizar as atividades de uma empresa.

Se você quer ficar bem informado sobre as tendências da TI, a dica é nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn). Afinal, o conhecimento merece ser compartilhado!

O que você precisa saber ao contratar uma empresa de infraestrutura de TI - Via Networks

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h