Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

A importância do Mapeamento de Infraestrutura de TI

12

Dec 2016

Por:digitalpixel
Saiba mais

Talvez você não imagine, mas os profissionais da área de TI sabem muito bem o quão importante e complexo é o desenvolvimento das atividades de mapeamento de infraestrutura em TI.

Em resumo, realizar essa tarefa quer dizer analisar todos os serviços de TI necessários para o funcionamento da sua empresa. Já que essa é uma área imprescindível para a maioria das organizações, é extremamente necessário adotar um plano de riscos e contingência de infraestrutura. Esse documento é iniciado com o mapeamento de todas as atividades e processos que dependem da infraestrutura de TI.

No processo, é feito o levantamento dos tipos de software e hardware utilizados hoje em sua rede, e para que essa etapa seja bem sucedida, é necessário que o responsável conheça o que existe na empresa e suas necessidades específicas.  Isso inclui também as informações de cada produto adotado. Essas atividades são feitas para que sejam identificadas, com mais facilidade, as demandas de mudanças e as adaptações de projetos, bem como a resolução de algum problema. Tudo isso faz parte do desenvolvimento do mapeamento de infraestrutura em TI, garantindo mais agilidade no atendimento.

Plano de riscos: depois de todos os equipamentos mapeados, é feita uma análise dos pontos críticos de cada item, ou seja, tudo o que pode gerar um problema na sua rede. Entram para a lista de prioridades aqueles equipamentos que podem oferecer riscos e prejudicar o andamento das atividades dos usuários. Essa parte é muito importante, pois caso algo dê errado, é provável que vá impactar negativamente o funcionamento da empresa.

E o que, exatamente, deve ser mapeado?

Tudo que é relacionado à sua infraestrutura ou precisa dela para funcionar. Entre eles podemos citar a sua rede de dados, os sistemas existente, os servidores, as estações de trabalho, etc. A partir daí, deve-se fazer o check list dos softwares e hardwares da sua empresa, juntamente com o nível crítico de cada um (baixo, médio, alto). Com isso, será mais fácil ter uma visão ampla e clara sobre todas as necessidades. Após essa análise, será necessário realizar a definição de todos os problemas que possam ocorrer com sua rede e, finalmente, estabelecer um plano de ação.

Este processo complexo, como deu para perceber, possui inúmeros detalhes. Por isso, para que você obtenha um resultado de alta qualidade, é de extrema importância que seja realizado por uma equipe especializada. Um trabalho bem feito na infraestrutura da sua empresa reflete tanto na parte financeira como nos serviços que a sua instituição oferece aos seus clientes.

Ao finalizar o mapeamento, você terá em mãos um documento rico e detalhado, que te dará direcionamento para criar estratégias de solução dos riscos, evitando interrupções do seu ambiente de produção, além de desenvolver novos projetos de aprimoramento da rede.

Mapeamento de Infraestrutura de TI é na Via Networks.

Fale conosco!

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br