Nos últimos anos, a demanda por velocidade de conexão aumentou exponencialmente, especialmente no meio corporativo. Segundo a Abranet (Associação Brasileira de Internet), o volume de acessos com esse tipo de tecnologia chegou a 3,2 milhões. Na vanguarda dessa tecnologia está o GPON. Mas você sabe o que do que se trata a tecnologia GPON?
Preparamos este post para mostrar a você as principais características dessa tecnologia. Saiba também que vantagens da tecnologia GPON pode trazer para o seu negócio!
GPON é a sigla para Gigabit Passive Optical Network, ou Rede Óptica passiva Gigabit, em português. Como o nome sugere, é uma tecnologia de rede que permite um tráfego acima de 1 Gbps (Gigabit por segundo) — 2.5 Gbps, para ser mais exato. Para entender melhor sobre essa tecnologia, é bom saber mais sobre sua precursora, a PON (Passive Optical Network).
A sigla PON significa Passive Optical Networks, ou Rede Óptica Passiva. É uma rede passiva porque não existe nenhum tipo de componente energizado entre o concentrador de rede (OLT) e o cliente (ONU). Assim, não se exige energia elétrica na rede de distribuição. A transferência de dados ocorre com base na óptica, ou seja, por meio de sinais de luz.
O sistema de transmissão PON tem 3 componentes principais:
As tecnologias mais adotadas hoje são o GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) e o GPON (Gigabit Passive Optical Network).
Diferentemente de outras tecnologias de fibra óptica, o GPON funciona em uma taxa assimétrica de transmissão, ou seja, a velocidade para o usuário é de 2.5 gbps e para o provedor é de 1.25 gbps. Esse direcionamento leva em conta a maior demanda por transmissão de dados no downstream, isto é, com os dados indo na direção do cliente.
A transmissão baseada na óptica dispensa energização da rede. Assim sendo, a probabilidade de queima dos equipamentos é nula.
Além disso, esse tipo de conexão também permite distâncias muito maiores sem que haja a necessidade de instalar amplificadores, cabos adicionais ou cabos especiais para diferentes tipos de serviços. Basta apenas um filamento de cabo óptico para os diferentes usuários, garantindo maior escalabilidade e crescimento para a rede, com um custo menor.
Falamos aqui do número de dispositivos que podem ser conectados em uma porta PON. No GPON, utiliza-se o Split Ratio 1:64, ou seja, a proporção é de 1 para 64, podendo chegar a 128 dependendo do fabricante. Lembrando que, quanto maior for essa taxa, menor será a capacidade de conexão do usuário.
A tecnologia GPON pode atingir uma confiabilidade de até 92% de eficiência. Isso acontece porque, na comunicação de rede, a transmissão é feita em pacotes de bytes. No caso da EPON, por exemplo, a norma estabelece pacotes de 1518 bytes. Mas o GPON permite um tamanho variável de pacotes, entre 64 e 1518 bytes, o que otimiza o processo em transmissões menores.
Agora você sabe o que é GPON. Trata-se de uma tecnologia para empresas que desejam uma infraestrutura de rede impecável, com altas taxas de transmissão e velocidade superior. Para isso, sempre conte com profissionais e empresas especializadas para prover ao seu negócio o que há de melhor.
Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novas postagens na sua caixa de entrada!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário