O fenômeno da hiperconexão no mundo fez com que o fluxo de dados, informações, fotos e vídeos aumentasse consideravelmente. Para tanto foi preciso o desenvolvimento de tecnologias capazes de suportar a transmissão de tudo isso com eficiência e qualidade. Neste contexto, a fibra óptica ganha destaque e se torna uma grande aliada para empresas de diversos setores.
A fibra óptica em nada se parece com os cabos tradicionais. No caso dela, todo sinal é transformado em luz e sua estrutura permite que a velocidade da transmissão seja muito maior do que o normal. Ela é feita de camadas e vamos explicar brevemente cada uma delas:
Proteção plástica: é a camada que evita o desgaste natural da fibra, protegendo-a do ambiente onde está inserida.
Fibra de fortalecimento: é a camada que protege a fibra de vidro, evitando que ela sofra alguma torção ou dano maior.
Revestimento interno: com função similar à fibra de fortalecimento, este revestimento é a camada que protege as fibras de vidro da luz natural e da interferência que esta última pode causar na transmissão dos dados.
Camada de refração: é a camada responsável por propagar todos os feixes de luz produzidos pelo filete de fibra de vidro, ou seja, sem ela os sinais de transmissão não chegam onde deveriam.
Núcleo: é o filete de fibra de vidro onde é feita a transmissão dos pulsos de luz. É onde tudo começa.
Depois de toda a sua estrutura destrinchada, vale ressaltar que a fibra óptica é segura, flexível e extremamente versátil, com capacidade de adaptação em diversos tipos de uso. E é por isso que acreditamos nela como uma tecnologia de solução agregada ao cabeamento metálico usado nos serviços que prestamos. Para saber mais como ela pode ajudar a sua empresa a ganhar eficiência nas atividades ligadas à transmissão de dados, entre em contato conosco.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário