Como um setor estratégico da empresa, o gestor de TI deve mantê-lo alinhado com as ações do negócio e também otimizar recursos. Porém, criar e justificar o orçamento da área de TI não é tarefa fácil.
Afinal, o setor de tecnologia da informação está em constante expansão. Além disso, os serviços ficam fragmentados em diferentes setores da empresa, e nem sempre há profissionais que detêm habilidades financeiras para fazer esse planejamento.
No entanto, a criação do orçamento com base em uma análise adequada contribui para otimizar recursos, garantir a disponibilidade dos serviços e antecipar problemas.
Este artigo pretende ser um guia simples e direto para você não esquecer dos principais pontos ao planejar o orçamento da área. Vamos lá?
A fim de criar um orçamento adequado para a área de TI, é preciso ampliar sua visão e enxergar alguns aspectos que são importantes para o setor. Assim, você não enfrentará problemas financeiros para o operacional. Considere os seguintes fatores:
Ao avaliar os relatórios de faturamento do ano anterior, é possível fazer uma estimativa de gastos para o próximo período e garantir que o orçamento será suficiente. Leve em conta, no entanto, possíveis reajustes e os pontos seguintes.
Ao considerar o faturamento do último ano, é importante levar em conta um possível crescimento do negócio. Assim, avalie o seguinte:
Ao criar seu orçamento para a área de TI, tente identificar pontos em que possível otimizar recursos, usando a própria tecnologia ou ações estratégicas. Por exemplo:
O gerenciamento das licenças de software é uma área a parte, mas deve entrar no seu planejamento. Cada fornecedor estabelece normas próprias para os diferentes tipos de licenciamento. Elas podem ser perpétuas ou exigir uma renovação periódica, por exemplo.
Liste todos os equipamentos da empresa e planeje que tipos de intervenções, substituições e descartes poderão ser feitos. Isso pode incluir modernizações no data center ou a aquisição de um firewall corporativo, por exemplo.
Lembre-se que a falta da manutenção adequada pode prejudicar sua infraestrutura de TI e comprometer a continuidade ou o desempenho dos processos do negócio.
O outsourcing de TI pode contribuir para a inovação e elevar a qualidade dos serviços do setor, garantindo uma equipe mais enxuta e especializada. Caso você já adote esse modelo, reavalie os valores e o custos futuros.
Ao fazer um orçamento da área de TI, é comum ocorrerem alguns erros. São falhas que podem se desdobrar em problemas maiores no futuro. Então fique atento e evite o seguinte:
Por isso que é fundamental contar com bons parceiros em TI para viabilizar a expansão da companhia. Isso vai garantir que a tecnologia fornecida e as estratégias adotadas contribuam para um negócio mais sustentável.
Quer saber onde encontrar essa parceria? Conheça a Via Networks e saiba como podemos contribuir para a expansão da infraestrutura da sua empresa.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário