Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Como criar o orçamento da área de TI

orçamento da área de TI
22

Mar 2019

Por:Via Networks
Dicas

Como um setor estratégico da empresa, o gestor de TI deve mantê-lo alinhado com as ações do negócio e também otimizar recursos. Porém, criar e justificar o orçamento da área de TI não é tarefa fácil.

Afinal, o setor de tecnologia da informação está em constante expansão. Além disso, os serviços ficam fragmentados em diferentes setores da empresa, e nem sempre há profissionais que detêm habilidades financeiras para fazer esse planejamento.

No entanto, a criação do orçamento com base em uma análise adequada contribui para otimizar recursos, garantir a disponibilidade dos serviços e antecipar problemas.

Este artigo pretende ser um guia simples e direto para você não esquecer dos principais pontos ao planejar o orçamento da área. Vamos lá?

Crie um orçamento na área de TI com maestria

A fim de criar um orçamento adequado para a área de TI, é preciso ampliar sua visão e enxergar alguns aspectos que são importantes para o setor. Assim, você não enfrentará problemas financeiros para o operacional. Considere os seguintes fatores:

Análise do faturamento do último ano

Ao avaliar os relatórios de faturamento do ano anterior, é possível fazer uma estimativa de gastos para o próximo período e garantir que o orçamento será suficiente. Leve em conta, no entanto, possíveis reajustes e os pontos seguintes.

Previsão de crescimento

Ao considerar o faturamento do último ano, é importante levar em conta um possível crescimento do negócio. Assim, avalie o seguinte:

  • Haverá projetos que precisarão da implementação de novos serviços, tecnologias ou processos?
  • Será necessário contratar novos profissionais?
  • A infraestrutura atual é suficiente para acolher o crescimento?
  • As análises dos negócios da empresa apontam para o crescimento da carteira de clientes? Isso exigirá mais investimentos no setor?

Recursos que podem ser otimizados

Ao criar seu orçamento para a área de TI, tente identificar pontos em que possível otimizar recursos, usando a própria tecnologia ou ações estratégicas. Por exemplo:

  • serviços escaláveis: servidores podem ser terceirizados ou substituídos por sistemas de armazenamento em nuvem, facilitando a adequação da infraestrutura em casos de aumento ou redução de demandas;
  • cloud computing: a nuvem possibilita a utilização de software e ferramentas pela internet, dispensando gastos com instalações e manutenções locais;

Licenciamento de softwares

O gerenciamento das licenças de software é uma área a parte, mas deve entrar no seu planejamento. Cada fornecedor estabelece normas próprias para os diferentes tipos de licenciamento. Elas podem ser perpétuas ou exigir uma renovação periódica, por exemplo.

Equipamentos e manutenções

Liste todos os equipamentos da empresa e planeje que tipos de intervenções, substituições e descartes poderão ser feitos. Isso pode incluir modernizações no data center ou a aquisição de um firewall corporativo, por exemplo.

Lembre-se que a falta da manutenção adequada pode prejudicar sua infraestrutura de TI e comprometer a continuidade ou o desempenho dos processos do negócio.

Serviços terceirizados

outsourcing de TI pode contribuir para a inovação e elevar a qualidade dos serviços do setor, garantindo uma equipe mais enxuta e especializada. Caso você já adote esse modelo, reavalie os valores e o custos futuros.

Fuja destes erros

Ao fazer um orçamento da área de TI, é comum ocorrerem alguns erros. São falhas que podem se desdobrar em problemas maiores no futuro. Então fique atento e evite o seguinte:

  • não calcular a aquisição de novos equipamentos;
  • não ter uma equipe qualificada;
  • não planejar a capacidade e a necessidade de expansão da infraestrutura;
  • não pensar em longo prazo, sem considerar a escalabilidade.

Por isso que é fundamental contar com bons parceiros em TI para viabilizar a expansão da companhia. Isso vai garantir que a tecnologia fornecida e as estratégias adotadas contribuam para um negócio mais sustentável.

Quer saber onde encontrar essa parceria? Conheça a Via Networks e saiba como podemos contribuir para a expansão da infraestrutura da sua empresa.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br