Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Empresas Buscam Câmeras Termográficas Para Ajudar No Combate ao Covid-19

cameras-termograficas
27

maio 2020

Por:Via Networks
CFTV

Os desafios da pandemia Covid-19 têm impulsionado o desenvolvimento e o uso de ferramentas tecnológicas afim de evitar a disseminação da doença, responsável por provocar sérios impactos na sociedade. Um dos recursos adotados no controle da propagação do coronavírus são as câmeras termográficas.

A Vale, uma das principais mineradoras do Brasil e no mundo, importou 81 câmeras termográficas para serem usadas nas portarias de suas unidades, com o intuito de identificar pessoas com elevada temperatura corporal e que apresentam sintomas do coronavírus.

Dependendo da situação o empregado ou visitante, poderá ser encaminhado diretamente a um centro médico. Essa iniciativa não apenas tem como meta contribuir no tratamento contra a doença, como também orientar os funcionários sobre a prevenção.

Neste artigo, vamos destacar diversos fatores que envolvem o uso das câmeras termográficas no combate ao Covid-19

Ah, se quiser aprofundar mais sobre as câmeras de segurança, acesse o nosso Guia Definitivo do CFTV para Empresas.

Entenda o Que é Um Sistema de Detecção de Temperatura

O uso da tecnologia termográfica não é uma novidade. A ferramenta já foi útil no controle de outras epidemias, como a gripe aviária e suína, a SARS e o Ebola. De lá para cá, passou por várias atualizações e ganhou várias melhorias em sua engenharia.

É um recurso capaz de fazer a detecção da temperatura corporal, sendo que tecnologia tem auxiliado de forma eficiente empresas e instituições que possuem ambientes com grande circulação de pessoas. 

Suas principais zonas de aplicação são: aeroportos, escolas, hospitais, agências bancárias, shopping centers, lojas, fábricas, estações de trem e metrô, rodoviárias, escolas, empresas públicas e privadas.

Câmeras Térmicas x Câmeras Termográficas

Uma dúvida comum no mercado é a confusão que se faz entre os termos “câmeras térmicas” e “câmeras termográficas”. Apesar de nomes parecidos, elas possuem características e finalidades distintas. Entenda melhor:

O Que São Câmeras Térmicas?

Câmeras térmicas se caracterizam principalmente por serem equipamentos controlados pelo exército brasileiro. Esta tecnologia também possui aplicação comercial, sendo bastante conhecida no mercado de segurança e vigília. Todavia, é necessário que a empresa tenha um Certificado de Registro (CR) emitido pelo exército.

Tanto câmeras térmicas quanto termográficas são constituídas por duas lentes, tendo em vista que uma delas possui a visão de câmera normal, e a outra a visão infravermelha. Contudo, o sistema infravermelho de uma térmica é bem mais robusto e apresenta um alto potencial de alcance, o que torna este equipamento extremamente útil em operações militares. 

Os sensores infravermelhos de uma câmera térmica, para citar apenas alguns exemplos, conseguem facilmente captar o deslocamento de uma pessoa ou uma emissão de calor em lugares difíceis do alcance da visão humana, seja entre fumaças, nevoeiros, ou em um perímetro de completa escuridão, tendo potencial de perceber movimentos por calor através de paredes. 

Para ilustrar, sua aplicação no meio militar abrange vigilância, detecção e perseguição de alvos, entre outros.

O Que São Câmeras Termográficas?

As Câmeras Termográficas possuem sensores menos sensíveis, um alcance consideravelmente menor e funcionam, de forma eficiente, somente quando apontadas a locais específicos. 

Ao contrário das câmeras térmicas, as câmeras termográficas não podem sofrer variações bruscas de temperaturas. Esse fator é essencial para que elas tenham um desempenho dentro das expectativas e não percam sua calibragem. 

Também é importante destacar que, ao adquiri-las no mercado, não há necessidade da obtenção de um Certificado de Registro (CR), pois não se trata de um instrumento bélico. Essa característica proporciona facilidade de aquisição e o melhor, apresenta um excelente custo-benefício para o mercado.

Câmeras Termográficas

Entenda as Principais Vantagens das Câmeras Termográficas

Esse mecanismo oferece vários benefícios às instituições. Para ajudá-lo a compreender melhor, vamos apresentá-los de maneira detalhada. Acompanhe!

Segurança

Antes de tudo, ela evita o contato físico, já que o operador do sistema, não precisa ficar próximo às pessoas e o indivíduo é monitorado remotamente.

É importante destacar, que durante o trabalho de prevenção ao Covid-19, as câmeras termográficas, como detectam a febre, colaboram para o bem-estar de todos, já que este sintoma também pode ser um indicador de outras infecções e doenças graves.

Além é claro, elas proporcionam uma sensação maior de segurança no ambiente como um todo, o que é muito importante para ajudar as pessoas a retornarem à rotina aos poucos. 

Rapidez

As câmeras termográficas são capazes medir temperaturas de várias pessoas, por minuto. Dessa forma, é possível contemplar um grande quantitativo de indivíduos, não atrapalhando o fluxo.

Inteligência

Uma das características mais marcantes das câmeras termográficas abrange a detecção inteligente, que reduz alarmes falsos. Isso acontece porque o algoritmo inteligente é capaz de compensar a relação da temperatura com o ambiente e a distância do indivíduo.

Alguns modelos de câmeras termográficas possuem analíticos que conseguem até mesmo identificar se a pessoa está fazendo uso da máscara ou não, fator essencial para um combate mais efetivo à disseminação do coronavírus

Sistema Adaptável

Há uma grande variedade de modelos de câmeras termográficas no mercado. Uma prova disso é que há modelos de vários tamanhos, que são produzidos levando em conta as diversas demandas do mercado.

Por exemplo, um órgão público tem uma grande circulação de pessoas, mas dispõe de um espaço menor, na maioria dos casos, do que um aeroporto. Assim, as características do ambiente e dos recursos a serem aplicados devem ser levados em consideração na hora de utilizá-lo. 

Em suma, esse equipamento pode ser fabricado considerando uma série de fatores, como tamanho, quantidade de pessoas a serem monitoradas, nível de precisão e preço. 

O modelo de câmeras termográficas em tótens (ver imagem abaixo), por exemplo, funcionam vinculados ao controle de acesso do local. Para isso, é necessário apenas um software acoplado que converse com o controle de acesso atual.

A boa notícia é que esse sistema se adapta a diversas marcas, evitando assim gastos desnecessários com a troca do mecanismo de verificação de entrada e saída de pessoas do ambiente corporativo. Se deseja entender melhor os detalhes técnicos dessa conexão, não deixe de conversar com o seu revendedor.

modelo de câmeras termográficas em tótens

Modelo sob Tóten

 

Eficiente Sistema de Rastreamento

As câmeras termográficas se caracterizam pelo alto nível de acuracidade, com variação de 0.5°C, para mais ou menos na detecção de temperatura corporal. 

Além disso, apresentam uma imagem de boa qualidade, o que facilita a identificação das pessoas. Esses recursos são vitais para tornar mais simples o trabalho de retirada dos que estão com sintomas de Covid-19. 

Interface Intuitiva e Autoexplicativa

A facilidade em utilizar as câmeras termográficas é mais um motivo que justifica investir nesse equipamento, o sistema facilita bastante a integração entre o usuário e o sistema, assim não há necessidade de pessoas do setor de TI ou muito técnicas para a operação do equipamento.

Programação de Alarmes

É possível programar alarmes que avisam imediatamente aos operadores que um indivíduo está com a temperatura elevada. 

Veja como Melhor Utilizar o Equipamento

Como já colocado anteriormente, as câmeras termográficas devem estar localizadas em pontos estratégicos que se destacam pelo grande movimento de pessoas. Como por exemplo, locais de entradas de funcionários. Mas para isso, é importante considerar colocá-las em ambientes avessos a oscilações brutais de temperaturas. O ideal é que estejam em um ambiente de temperatura mais constante e assim não perca calibragem.

A Via Networks recomenda que as câmeras termográficas sejam instaladas em um ambiente interno e distante de entradas e saídas principais. Dessa forma, evita-se o contato direto da luz solar no equipamento.

Embora essa tecnologia consiga captar o indivíduo com a temperatura fora do padrão, é necessário que a pessoa identificada seja novamente aferida de forma individual, dessa vez por um termômetro médico, certificado pela Secretaria de Saúde. Apenas com esse procedimento haverá a confirmação de febre e contabilização desse caso nos relatórios oficiais da empresa. 

É importante frisar que todo o cuidado no combate à disseminação do coronavírus esteja alinhado às práticas recomendadas pelos órgãos de Saúde, dessa forma o equipamento se torna um excelente método de monitoramento autônomo.

Conclusão

Sem dúvida, o diagnóstico final de coronavírus somente pode ser confirmado por testes clínicos. Mas por outro lado, podemos notar que as câmeras termográficas, de fato são eficazes para ajudar na prevenção da saúde das pessoas, tanto atuando no Covid-19, quanto em outras doenças graves relacionadas à temperatura corporal elevada. 

Se deseja conhecer melhor esse recurso, entre em contato com a Via Networks. Estamos à disposição para ajudá-lo a dar mais segurança a todos!

indústria 4.0

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h