Segundo dados da Abranet (Associação Brasileira de Internet), a fibra óptica chegou a mais de 3 milhões de acessos no Brasil. Esse grande avanço é resultado da grande vantagem competitiva que esse tipo de cabeamento pode trazer a empresas de todos os portes. Muitos não pensam nesta possibilidade, mas mesmo redes locais podem usufruir dos benefícios da fibra óptica.
Neste post você vai entender mais essa relação entre fibra óptica e as redes LAN e conferir as vantagens desse tipo de instalação.
Os cabos de fibra óptica são formados por filamentos de vidro revestidos por camadas de plástico reflexivo que transmitem dados por meio da refração de luz. Eles possuem uma capacidade de transmissão muito maior do que modelos metálicos, podendo inclusive levar sinais de diferentes serviços ao longo da mesma fibra e a grandes distâncias.
A velocidade chega a cerca de 10 Gbps, ou seja, dá para fazer o download de um filme de alta resolução em apenas 6 segundos. Dessa forma, é possível tranquilamente realizar transmissões em HD e conectar grande centros de dados sem perder qualidade de sinal.
O benefício aqui fica óbvio quando nos referimos a conexões com data centers externos ou à internet. Mas isso também é possível e interessante para redes locais. Uma infraestrutura formada por fibra óptica se torna muito mais vantajosa que aquela feita com cabos de cobre, não só em termos de produtividade, mas também quando o assunto é segurança de dados.
Entenda algumas características e como elas podem trazem vantagens para a rede LAN.
A fibra óptica é o cabeamento do futuro. Sua alta capacidade preparar a infraestrutura para o aumento da velocidade e da quantidade e variedade de dados que as novas aplicações exigem. Assim, sua rede LAN fica pronta para o crescimento.
A rede local em fibra óptica é capaz de reunir todos as operações de comunicação da organização em um único cabeamento, simplificando toda a estrutura. A fibra pode transmitir dados de vários usuários, reduzindo a quantidade de salas técnicas, fios e dutos.
A rede LAN com fibra óptica aloca os equipamentos OLT e ONT apenas nas extremidades da estrutura. Isso facilita bastante o controle de banda em cada ONT. A centralização do comutador de tráfego é um recurso ideal para as redes locais.
As redes locais ópticas garantem maior confiabilidade, estabilidade e disponibilidade das redes. Por esse motivo, a credibilidade do setor de TI também fica mais forte. Além disso, o sinal não sofre interferências por causa de chuvas ou outros fatores climáticos.
É bom lembrar também que um cabeamento metálico envia sinais elétricos mais fáceis de serem capturados. Por outro lado, o sinal óptico transmite dados por meio da luz, um sistema muito mais difícil de ser interceptado.
Hoje, uma das principais soluções de cabeamento de fibra óptica disponíveis no mercado é a Laserway, da Furukawa. Ela adota a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), garantindo:
Para garantir maior eficiência operacional na implantação da fibra óptica na rede local, sempre conte com uma equipe especializada, capaz de adotar as melhores práticas e tecnologias. Isso vai garantir que sua infraestrutura de TI ganhe em qualidade, escalabilidade e credibilidade.
Quer saber mais sobre como implantar a fibra óptica na sua rede LAN? Entre em contato conosco agora mesmo!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário