Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Como contratar bons profissionais de TI

profissionais de TI
22

Mar 2019

Por:Via Networks
Dicas

Um dos maiores desafios existentes na área de tecnologia é encontrar talentos com as habilidades necessárias para assumir os cargos. Por isso, se você quer obter êxito nesse processo, precisa saber como contratar os melhores profissionais de TI. Além do mais, o esforço em manter uma boa estrutura no setor dá a você vantagens significativas — segurança de dados da instituição, aumento da produtividade dos colaboradores, automatização de atividades de menor complexidade, entre outras.

Neste post, listamos algumas dicas muito importantes que vão direcioná-lo na busca por ampliar sua equipe. Aproveite!

Defina o perfil completo da vaga

O primeiro passo para contratar profissionais de TI bem qualificados é montar o perfil de colaborador que melhor atenda às necessidades de sua organização. Faça uma lista, especificando os requisitos necessários para a seleção de candidatos. Veja algumas características a serem analisadas:

  • facilidade de se comunicar com as pessoas à sua volta;
  • proatividade, ou seja, a capacidade de solucionar problemas;
  • criatividade, que permite ao colaborador buscar novas oportunidades de crescimento;
  • adaptabilidade, para saber lidar com transformações estruturais e acompanhar as tendências os avanços tecnológicos.

Hoje, o perfil almejado do profissional de TI envolve mais do que competências técnicas. É importante observar sua capacidade estratégica e analítica. Por exemplo, um profissional de análise de dados precisa também saber interpretar as informações para usá-las de forma estratégica para a empresa. Em outras palavras, o profissional precisa ter uma visão de como seu cargo impacta o crescimento do negócio.

Divulgue nos canais certos

Uma excelente dica para ampliar a visibilidade dos anúncios é o uso das redes sociais. Plataformas como o LinkedIn e o Facebook, por exemplo, estão recheadas de olhares profissionais atentos em busca de uma oportunidade.

Já os grupos de TI, outra ótima opção, são comunidades criadas nas redes sociais para aproximar os interessados em temas relacionados à tecnologia e disponibilizar conteúdos apropriados para o crescimento profissional de todos. Para participar, defina os benefícios que almeja ao entrar em um grupo, pois são divididos por assunto. Após isso, divulgue suas necessidades.

Crie um processo eficiente de seleção

Elabore boas perguntas

Ao preparar o questionário tenha, em mente que o sucesso da organização parte de uma equipe qualificada. Para conhecer bem o candidato, o recrutador deve fazer o possível para descobrir quais são suas reais motivações. Segue algumas perguntas que você pode incluir em sua lista:

  • Quais são as suas paixões?
  • O que o motiva no trabalho?
  • O quanto você sabe sobre nossa empresa?
  • O que você considera ser bem-sucedido no trabalho?

Aplique testes técnicos e dinâmicas de grupo

Nada melhor para identificar um bom profissional do que observar a capacidade de aplicar suas habilidades de forma prática. Simule uma possível situação do dia a dia de trabalho que o incentive a revelar suas competências. Por exemplo, você pode perguntar ao candidato: o que faria se notasse que a gerência não foi justa com você?

Os conhecimentos dos profissionais de TI estão além de suas certificações. Eles têm facilidade em superar desafios e são capazes de aprender sozinhos. Então, incentive o candidato a mostrar sua competência por meio de dinâmicas de grupo, e descubra se ele está em harmonia com os objetivos da empresa.

Avalie também a inteligência emocional

Um profissional que controla suas emoções e sabe refrear seus impulsos possui muito mais chances de se relacionar bem com seus colegas e obter sucesso na sua função. Avaliar a inteligência emocional dos candidatos é indispensável para promover um ambiente de trabalho sempre agradável e promissor.

Para atrair os melhores profissionais de TI, dê atenção especial a cada etapa do processo seletivo, pois está cada vez mais difícil suprir as demandas dessa área. Com certeza, sua equipe se sentirá muito mais motivada contando com membros flexíveis e dispostos a promover os objetivos da empresa. Todo o esforço é recompensado quando a organização alcança o sonhado destaque no mercado.

O que acha de obter mais informações? Leia nosso post e confira 6 dicas de gestão que podem prejudicar sua infraestrutura de TI!

 

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br