O segmento de tecnologia da informação é um dos mais impactados pela necessidade de mostrar bons resultados e de buscar a melhoria contínua. Por isso, as empresas do setor devem estar atentas às principais tendências de TI.
Assim, estarão mais capacitadas para fornecerem serviços de alta qualidade para o público-alvo. Com a intenção de ajudá-lo a acompanhar as novidades mais importantes dessa área, destacaremos 5 linhas de atuação da TI que contribuem para uma organização ser mais competitiva. Confira:
Esse segmento propicia que o desenvolvimento de sistemas que podem ser atualizados e adaptados sozinhos a diferentes cenários. Outra característica é a capacidade de fazer um software aprender novas atividades de forma autônoma.
Atualmente, a inteligência artificial já está sendo usada para tomar decisões sobre investimentos e formas de cativar os consumidores. Além disso, pode ser aplicada na análise e modificação de processos internos.
Uma das tendências de TI mais relevantes no cenário atual é a edge computing. Ela consiste em um recurso que permite aos equipamentos realizarem a coleta, o processamento e a troca de informações de maneira direta, minimizando os problemas provocados pela instabilidade na rede.
Conhecida também como computação de borda, essa tecnologia engloba qualquer dispositivo conectado como carros autônomos, drones e outros objetos que funcionam por meio da Internet das Coisas (IoT). Outra característica é ajudar na detecção e no reconhecimento de faces, tarefas que exigem um alto nível de precisão.
Trata-se de uma das principais novidades do segmento de tecnologia da informação com alto potencial de crescimento no mundo corporativo. O Blockchain se caracteriza por ser um sistema responsável pelo registro das transações realizadas por duas partes com elevado patamar de segurança.
Isso é viável porque as informações ficam em blocos, sendo que cada um deles tem uma assinatura digital denominada hash, que garante a criptografia dos dados e evita a violação pelos hackers. O Blockchain é bastante utilizado pelos que usam as moedas digitais (Bitcoin, Monero etc.) e está sendo aplicado, aos poucos, no setor bancário.
As empresas necessitam trabalhar com dados de maneira inteligente e rápida. Esse fator faz com que o Big Data seja cada vez mais importante, pois possibilita gerenciar informações estruturadas ou não produzidas por uma companhia.
Além disso, pode coletar dados gerados pelos concorrentes, fazendo com que a tomada de decisão seja mais qualificada e assertiva. É fundamental que as organizações obtenham informações relevantes sobre o segmento de atuação, para que possam inovar e conquistar um número maior de clientes, garantindo a sustentabilidade do negócio.
Denominada também como IoT, ela consiste na capacidade de diversos equipamentos (câmeras, geladeiras, impressoras etc.) estarem conectados à rede mundial de computadores. Segundo o IDC, mais de 130 milhões de dispositivos adotaram esse modelo de conexão no Brasil até o final de 2015.
Embora haja uma grande preocupação com a segurança dos objetos, a Internet das Coisas está sendo utilizada pelas empresas para aumentar a produtividade. À medida que as atividades passam a ser automatizadas, mais agilidade há na entrega dos serviços devido à redução do número de erros.
Com certeza, uma corporação deve estar atenta às principais tendências de TI, pois terá mais condições de acompanhar as mudanças do mercado e de fornecer serviços que conquistem os consumidores. O ideal é contar com o apoio da Via NetWorks, que vai ajudá-lo a contar com uma infraestrutura de TI de ponta, fornecendo cabos, equipamentos e serviços de parte elétrica de alto nível.
Se você gostou deste post ou tem alguma dúvida sobre os temas abordados, deixe o seu comentário. A sua contribuição é muito importante para nós!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário