Que tipo de processo pode ser realizado na sua infraestrutura de rede para avaliar se tudo está dentro dos melhores padrões de qualidade? A solução está na certificação de rede. Trata-se de uma bateria de testes realizada por meio de equipamentos específicos para detectar possíveis falhas no sistema.
O teste é realizado com base nas normas TIA/EIA 568B e avalia a qualidade e o funcionamento dos cabos. Mas quais as vantagens de solicitar esse tipo de operação? É o que você vai ver neste artigo!
Ao realizar testes para avaliar e monitorar a qualidade da rede, é possível prevenir falhas graves, o que sai bem mais em conta do que corrigir defeitos e lidar com o prejuízo decorrente da indisponibilidade dos sistemas.
Lembre-se que, pelo tempo em que a rede fica inativa ou funciona de forma inadequada, a produtividade da sua equipe pode ficar significativamente reduzida. Além disso, você pode perder credibilidade aos olhos do seu público.
A certificação de rede garante que não haja riscos ocultos nos cabeamentos adotados, especialmente os de baixo custo. Os testes avaliam se as instalações foram feitas conforme os padrões que a indústria exige.
Esses procedimentos trazem maior segurança à rede e aos equipamentos conectados.
A ideia de sustentabilidade está relacionada à sobrevivência, durabilidade e longevidade. Algo que não é sustentável tem curta duração e tende a acabar.
A certificação de rede visa ampliar a vida útil do projeto de cabeamento e de rede, garantindo sua viabilidade econômica e estratégica dentro da organização. Isso é possível porque serão adotados os melhores equipamentos, cabos e tecnologias.
O cabeamento das instalações são um dos principais elementos da infraestrutura. É por ele que passará todo o tráfego dos dados. Por isso, caso não seja de qualidade, pode comprometer todo o funcionamento da sua rede, reduzindo a produtividade dos setores.
É bom lembrar que existem cabos de rede que não são homologados pela Anatel, e isso traz grandes riscos à empresa. Por estar fora das normas, esses cabos estão sujeitos à oxidação, prejudicando as conexões. Ao realizar os testes da certificação, os equipamentos prontamente identificam o cabeamento de baixa qualidade.
A certificação de rede ajuda a empresa a otimizar os cabos já existentes, prolongando sua vida útil e reduzindo os custos da implementação. Além disso, é possível ter ima infraestrutura mais enxuta e, ao mesmo tempo, mais eficiente.
Para que haja sucesso nas operações, é fundamental contratar uma empresa que faz a certificação de rede, como a Via Networks. Uma parceira com competência técnica e experiência no mercado garante os melhores resultados nesse investimento.
A certificação de rede é uma estratégia adotada por empresas que valorizam seus investimentos e desejam montar uma infraestrutura sólida e de longa duração. É feita para aquelas que não abrem mão da eficiente e da qualidade nas suas operações.
Quer saber mais sobre como atingir a excelência no desempenho da sua rede? Leia nosso post sobre cabeamento estruturado e conheça as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário