Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Saiba mais sobre Redes Ópticas Passivas!

Redes Ópticas Passivas
06

May 2019

Por:Via Networks
cabeamento estruturado

A cada ano, as empresas ficam mais dependentes da conexão com a internet. Muitos serviços são baseados na nuvem, e o número de dispositivos conectados aumentou exponencialmente. Dessa forma, problemas na rede poderiam comprometer a disponibilidade, credibilidade e continuidade dos serviços. Por isso, novas tecnologias surgem para dar conta desse alto fluxo de dados e reduzir os riscos. Esse é o caso das Redes Ópticas Passivas.

Neste post, você vai entender melhor como funciona esse tipo de projeto e que vantagens ele pode trazer para o seu negócio!

O que são as Redes Ópticas Passivas?

As Redes Ópticas Passivas (Passive Optical Networks — PON) são um projeto de rede que utiliza fibras ópticas interligadas em uma arquitetura ponto-multiponto, dividindo a fibra para diferentes usuários por meio de um divisor óptico passivo. Ela é considerada passiva porque na estrutura entre OLT e ONU não se utilizam elementos ativos, isto é, não existe a necessidade de energia elétrica para funcionar.

Os elementos utilizados são:

  • Terminal de linha óptica — Optical Line Terminal (OLT): componentes ativos que geralmente ficam na central e servem para controlar o Quality of Service (QoS) e o Service Level Agreement (SLA). Ele também gerencia a transmissão de dados das ONUs;
  • Unidade de rede óptica — Optical Network Unit (ONU): componente ativo que pode ser instalado próximo ou distante do usuário, tendo diversas funções, como dar acesso a usuários, fazer a conversão entre sinal óptico e elétrico para outros dispositivos, concentrar tráfego até a transmissão etc.;
  • Splitter (Divisor óptico passivo — DOP): elemento passivo responsável por tarefas de Upstream (combinar em um só vários sinais do usuário para enviar ao OLT) e downstream (dividir o sinal de entrada para as diversas ONUs).

Assim, toda a rede de distribuição óptica (ODN — Optical Distribution Network) é dividida entre componentes ativos e passivos:

  • ativos: OLTs e ONUs, pois também incluem componentes eletrônicos;
  • passivos: conectores, adaptadores, caixas de emenda, terminais etc.

Quais as suas especificações técnicas?

As tecnologias mais utilizadas nas Redes Ópticas Passivas ponto-multiponto são EPON ou GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) e o GPON (Gigabit Passive Optical Network). Suas principais características são:

CARACTERÍSTICAS GEPON / EPON GPON
Padrão e Protocolo IEE 802.3AH TDM E Ethernet ITU-T G.984, ATM, TDM e Ethernet
Velocidade Simétrica

Upstream: 1,25 Gbps

Downstream: 1,25 Gbps

Assimétrica

Upstream: 1,25 Gbps

Downstream: 2,25 Gbps

Comportamento dos pacotes em downstream Da OLT, os pacotes são transmitidos via broadcast para as ONUs. Estas, por sua vez, selecionam quais são seus e excluem o resto.
Comportamento dos pacotes em upstream A ONU envia os quadros Ethernet para a OLT com diferentes intervalos de tempo de transmissão. Os pacotes são fragmentados e formato do frame conta com células ATM.

Que vantagens elas trazem para o negócio?

Os projetos de Redes Passivas Ópticas trazem vários benefícios à infraestrutura de TI, o que inclui:

  • maior economia de energia com os elementos passivos da rede entre o OLT e a ONU, que garantem uma redução no consumo de eletricidade;
  • redução de espaço necessário com racks, aparelhos de ar-condicionado calhas elétricas, estabilizadores e nobreaks;
  • menor custo operacional pela facilidade na instalação e gestão;
  • imunidade eletromagnética.

As Redes Ópticas Passivas permitem assim a ampliação da rede com um orçamento mais enxuto, sem falar na redução de despesas e facilidade de manutenção. Por esse motivo, ela se aplica a diversas empresas, como aeroportos, shoppings, universidades, indústrias e hospitais. Garante assim uma infraestrutura mais simples e eficiente.

Quer saber mais sobre como implantar essa e outras tecnologias na sua empresa? Entre em contato com um especialista da Via Networks. Teremos o prazer em lhe ajudar!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br