Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

O que é rede FTTH e quais suas vantagens

rede ftth
11

Apr 2019

Por:Via Networks
Dicas

As empresas são cada vez mais dependentes de serviços de rede, seja para comunicação local, seja para a troca de dados com servidores externos. Por isso, buscam-se tecnologias e métodos que tragam maior velocidade, estabilidade e confiabilidade. A rede FTTH vem como uma das soluções possíveis.

Entenda mais sobre as especificações desse tipo de rede de fibra óptica e conheça suas vantagens!

O que é rede FTTH?

Rede FTTH é a sigla para Fiber To The Home, ou fibra para o lar, em tradução livre, é um projeto de rede que envia sinais por meio fibra óptica em feixes de luz que partem da central da operadora diretamente para o usuário final.

Esse método é recente e tem se tornado uma tendência, substituindo o modelo FTTC (Fiber To The Curb), que instala centrais distribuidoras próximas ao cliente e utilizava mediadores de cobre para retransmitir os dados entre clientes e a central. Nesse caso, o switch que media a conexão acaba por limitar a banda de conexão, tanto pelos seus componentes, quanto pelo fato de que a conexão é compartilhada por outros usuários.

Essa evolução do FTTC para o FTTH traz muitas vantagens para clientes e operadoras, como veremos agora.

Quais são suas vantagens?

Capacidade de transporte de grandes quantidades de informação

A rede FTTH permite alcançar velocidades acima de 100 Mbps, ou seja, de 20 a 100 vezes mais rápido do que as convencionais conexões DSL. Essa capacidade garante que a rede vai suportar futuras demandas, em equipamentos e tecnologias que exigem maior largura de banda e velocidade, como transmissões 4k, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual etc.

Baixa atenuação

Resumidamente, quanto maior a distância entre a fonte da conexão e usuário final, maior a atenuação, ou seja, perda de intensidade do sinal. O FTTH, por usar fibra óptica em linha direta com o usuário, permite que a distância entre a operadora e o cliente seja maior.

Sem interferências externas

Uma das vantagens das redes de fibra óptica é a imunidade a interferências eletromagnéticas, evitando que o transporte dos dados seja prejudicado pela proximidade das redes elétricas e de outras perturbações dessa natureza.

Além disso, no método FTTC, os switches que mediam a conexão entre a central e o cliente precisam de energia elétrica para funcionar. Dessa forma, caso haja queda de luz, sua conexão ficará prejudicada ou simplesmente não funcionará.

Como as redes de fibra óptica não precisam de alimentação elétrica — exceto o concentrador e os modens, é claro — e não há switches para redistribuição, a ocorrência de interferências externas é ainda menos provável.

Baixa manutenção e fácil instalação

Esse tipo de arquitetura é mais simplificado, com menos equipamentos. Assim, é mais fácil de instalar e há menos chamadas para correção e manutenção dos seus componentes.

Uma vez que a rede FTTH se configura em uma arquitetura que liga o usuário direto à caixa de distribuição do provedor, haverá maior qualidade e estabilidade na transmissão de informações. É um método seguro e eficiente para garantir maiores níveis de qualidade e confiabilidade ao projeto.

Agora que você sabe o que é rede FTTH e suas vantagens, baixe gratuitamente nosso e-book e entenda mais sobre como contratar uma empresa de infraestrutura de TI

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br