Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

TI verde: A gestão sustentável de TI

TI verde
14

jan 2020

Por:Via Networks
Furukawa | Inovação | Saiba mais

O conceito de TI verde consiste no uso das Tecnologias da Informação com base em uma visão de desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover o crescimento econômico e social minimizando ao máximo os impactos causados ao meio ambiente.

O importante relatório Brundtland, emitido pela ONU em 1987, define bem esse conceito como a possibilidade de satisfazer “as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Ao mesmo tempo, o projeto de TI precisa estar alinhado à missão e os valores da empresa.

Quer saber mais sobre essa tendência e suas soluções e benefícios? Confira agora neste artigo!

Soluções fornecidas para a TI verde

As ferramentas e projetos utilizados dentro de uma TI sustentável permitem um maior controle, redução de desperdícios e maior otimização dos recursos. Veja só.

Software para controle do uso de recursos

Os sistemas ERP são capazes de reunir todos os dados da empresa em uma só plataforma gerencial, permitindo a automação e integração de diversos processos corporativos. Esses softwares reduzem custos e aprimoram o fluxo de registros dentro da organização. Além disso, fornecem mecanismos que reduzem os desperdícios na indústria e estão diretamente associados à sustentabilidade.

É verdade que alguns investimentos podem possuir um valor mais elevado no início, mas no planejamento de longo prazo, observa-se grande economia.

Computação em nuvem (Cloud Computer)

Quando comparada a servidores em data centers contratados, a nuvem possibilita que você crie um servidor com taxas de ocupação superiores. Assim, uma empresa consegue alocar seus dados e processos em apenas um servidor de alta performance privado.

Essa solução representa uma grande economia de energia, uma vez que será gasta uma quantidade menor energia para manter as máquinas e o sistema de refrigeração.

Além disso, é possível hospedar aplicativos da rede interna para serem acessados pelos colaboradores. Dessa forma, necessita-se de menor poder de processamento para rodá-las a partir dos PCs já existentes, aumentando sua vida útil e reduzindo trocas constantes.

Virtualização de servidores

A virtualização de servidores também é um importante recurso dentro da linha de TI verde. Nesse sistema, utiliza um software que emula uma máquina virtual, gerando um ambiente isolado e independente dentro da máquina. Assim, um equipamento pode hospedar diversas máquinas virtuais que funcionam de modo independente, dentro de seu limite de desempenho, é claro.

Economia de recursos não renováveis

Dentro da área de Ti, houve o aumento da preocupação de elevar a eficiência energética dos equipamentos, reduzir a quantidade de insumos não-renováveis na produção de computadores e periféricos, bem como garantir que esses materiais sejam descartados de forma adequada.

O programa Green IT, da Furukawa, é um dos grandes exemplos de sucesso. Desde 2007, a empresa aceita cabos eletrônicos e de energia de qualquer fabricante e dá em troca qualquer produto de sua marca. Essa torna-se uma solução excelente para descartar materiais e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade.

As vantagens da TI sustentável

A TI verde promove muitos benefícios para as organizações:

  • Agrega inovação aos processos corporativos e à marca;
  • Economiza energia elétrica e os demais recursos da empresa;
  • Fornece formas alternativas de refrigeração;
  • Economiza tempo e espaço físico.

Essas vantagens foram conquistadas pela Escola Americana de BH. Em parceria com a Via Networks, a instituição optou por investir em um projeto focado em sustentabilidade.  Em resultado, as instalações elétricas propiciaram uma economia de 70%. Além disso, reduziu a utilização do espaço físico.  Todos os materiais não renováveis foram descartados corretamente seguindo o programa Green IT da Furukawa.

A TI verde é uma tendência que faz a organização pensar no futuro, na sustentabilidade de suas ações e no respeito ao meio ambiente. Por isso, é fundamental que as empresas mudem sua postura e implementem essas ações.

Quer saaber mais sobre as soluções sustentáveis da Furukawa? Então, baixe gratuitamente o infográfico sobre a tecnologia Laserway e entenda melhor como funciona!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br

Segunda à Quinta 8h às 18h / Sexta 8h às 17h