O conceito de TI verde consiste no uso das Tecnologias da Informação com base em uma visão de desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover o crescimento econômico e social minimizando ao máximo os impactos causados ao meio ambiente.
O importante relatório Brundtland, emitido pela ONU em 1987, define bem esse conceito como a possibilidade de satisfazer “as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. Ao mesmo tempo, o projeto de TI precisa estar alinhado à missão e os valores da empresa.
Quer saber mais sobre essa tendência e suas soluções e benefícios? Confira agora neste artigo!
As ferramentas e projetos utilizados dentro de uma TI sustentável permitem um maior controle, redução de desperdícios e maior otimização dos recursos. Veja só.
Os sistemas ERP são capazes de reunir todos os dados da empresa em uma só plataforma gerencial, permitindo a automação e integração de diversos processos corporativos. Esses softwares reduzem custos e aprimoram o fluxo de registros dentro da organização. Além disso, fornecem mecanismos que reduzem os desperdícios na indústria e estão diretamente associados à sustentabilidade.
É verdade que alguns investimentos podem possuir um valor mais elevado no início, mas no planejamento de longo prazo, observa-se grande economia.
Quando comparada a servidores em data centers contratados, a nuvem possibilita que você crie um servidor com taxas de ocupação superiores. Assim, uma empresa consegue alocar seus dados e processos em apenas um servidor de alta performance privado.
Essa solução representa uma grande economia de energia, uma vez que será gasta uma quantidade menor energia para manter as máquinas e o sistema de refrigeração.
Além disso, é possível hospedar aplicativos da rede interna para serem acessados pelos colaboradores. Dessa forma, necessita-se de menor poder de processamento para rodá-las a partir dos PCs já existentes, aumentando sua vida útil e reduzindo trocas constantes.
A virtualização de servidores também é um importante recurso dentro da linha de TI verde. Nesse sistema, utiliza um software que emula uma máquina virtual, gerando um ambiente isolado e independente dentro da máquina. Assim, um equipamento pode hospedar diversas máquinas virtuais que funcionam de modo independente, dentro de seu limite de desempenho, é claro.
Dentro da área de Ti, houve o aumento da preocupação de elevar a eficiência energética dos equipamentos, reduzir a quantidade de insumos não-renováveis na produção de computadores e periféricos, bem como garantir que esses materiais sejam descartados de forma adequada.
O programa Green IT, da Furukawa, é um dos grandes exemplos de sucesso. Desde 2007, a empresa aceita cabos eletrônicos e de energia de qualquer fabricante e dá em troca qualquer produto de sua marca. Essa torna-se uma solução excelente para descartar materiais e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade.
A TI verde promove muitos benefícios para as organizações:
Essas vantagens foram conquistadas pela Escola Americana de BH. Em parceria com a Via Networks, a instituição optou por investir em um projeto focado em sustentabilidade. Em resultado, as instalações elétricas propiciaram uma economia de 70%. Além disso, reduziu a utilização do espaço físico. Todos os materiais não renováveis foram descartados corretamente seguindo o programa Green IT da Furukawa.
A TI verde é uma tendência que faz a organização pensar no futuro, na sustentabilidade de suas ações e no respeito ao meio ambiente. Por isso, é fundamental que as empresas mudem sua postura e implementem essas ações.
Quer saaber mais sobre as soluções sustentáveis da Furukawa? Então, baixe gratuitamente o infográfico sobre a tecnologia Laserway e entenda melhor como funciona!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário