A conectividade é essencial para o mundo corporativo. Hoje, é simplesmente inconcebível a ideia de ter um negócio sem o uso da internet. Por isso, problemas com rede lenta na empresa pode trazer graves prejuízos financeiros.
Queda de qualidade na prestação de serviços ao cliente, atraso em entregas, gargalo nos processos, retrabalhos e até paralisação total dos serviços são apenas algumas das consequências de problemas na conexão com a internet.
Por isso, produzimos este post para você identificar as principais causas da rede lenta e entender que passos são necessários para solucioná-las de uma vez por todas. Confira!
A rede lenta na empresa pode ser causada por problemas na configuração dos roteadores e na instalação do cabeamento. Aqui, nos referimos tanto ao software como ao posicionamento espacial do roteador.
Por isso, é fundamental contar com empresas ou profissionais especializados para configurar a rede de forma adequada. Há também softwares que podem identificar e solucionar alguns desses problemas.
Programas maliciosos instalados nos computadores podem ser os grandes responsáveis pela lentidão na rede. Esses malwares pode estar usando a conexão com a internet para capturar dados da empresa.
Por isso, mantenha seu antivírus atualizado e sempre ativo. Lembre-se de que, para uma proteção corporativa, invista em soluções corporativas, pois softwares gratuitos não garantirão a segurança adequada para a sua empresa.
Se o antivírus não for o suficiente para eliminar o malware, você pode contratar uma empresa de consultoria em TI, que vai dar o aparato necessário para prover uma segurança completa aos seus dados e maior qualidade à sua conexão.
A rede possui um limite de banda de velocidade disponível, certo? Se houver muitos usuários conectados simultaneamente ou se a rede for usada de forma inadequada, é comum que ocorram problemas na conexão.
Lembre-se que na empresa a demanda por velocidade de conexão varia de departamento para departamento. Pode acontecer de setores usarem mais banda do que realmente necessitam.
Nesse caso, a recomendação é usar um sistema de distribuição de tráfego para limitar a conexão conforme a necessidade de cada usuário ou departamento. Isso vai garantir que ninguém use mais do que precisa e que todos tenham uma qualidade de conexão suficiente para cumprir suas tarefas.
Também há casos de a lentidão ser causada pelo excesso de dispositivos móveis conectados. Felizmente, a solução aqui é bem simples. É possível criar uma rede exclusiva para esses aparelhos, de modo que os colaboradores usem a internet em seus smartphones e tablets sem sobrecarregar a rede principal.
Em muitas situações, o problema pode não estar dentro da empresa, mas sim no servidor de rede. E são diversos os fatores que podem influenciar na qualidade da conexão, como deficiências na manutenção, fatores climáticos e problemas técnicos.
Se isso ocorrer, o primeiro passo é entrar em contato com o seu fornecedor de internet para que ele possa fazer um diagnóstico na rede e identificar o problema.
O ideal, porém, é que esse contato seja constante. Uma vez que a rede lenta na empresa pode gerar prejuízos ao seu negócio, um monitoramento regular permitirá que o fornecedor se antecipe ao problema e evite que ocorram falhas na conexão.
Adicionalmente, invista na atualização da sua infraestrutura com tecnologias modernas, como a fibra óptica. Esse tipo de conexão eleva significativamente a qualidade e a velocidade da sua rede corporativa.
Quer saber como fazer isso? Confira nosso e-book sobre como contratar uma empresa de infraestrutura de TI!
Boa tarde,
Sou pequeno empreendedor e tenho um três pcs trabalhando em rede, troquei a rub por uma suwit porem mesmo assim a troca de informações com o servidor feita pelos terminais em alguns casos é muito lenta, oque posso fazer para melhorar este desempenho?
Rinaldo
Olá Rinaldo! Ficamos muito felizes com o seu comentário.
A lentidão na rede pode ser proveniente de vários problemas. Seguem abaixo alguns exemplos sobre a infraestrutura de rede:
– Qualidade dos materiais empregados na instalação;
– Conectores mal feitos;
– cabos UTPs lançados de forma incorreta, alterando assim suas características físicas;
– Cabos lançados sem proteção ou junto com elétrica. Sugiro, nesse caso, certificação da rede, onde mediria tráfego de dados.
Outro ponto que deve-se verificar é se as placas dos computadores são gigabit e se o Switch também é gigabit, assim se a placa for gigabit trafegará gigabit (/1000). Se tiver placa fast ethernet, trafegará fast ethernet (/100).
Espero ter ajudado 🙂