Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

O que é SPDA?

spda
04

Dec 2018

Por:Via Networks
Dicas | Saiba mais

 

As corporações necessitam ter muito planejamento e cuidado para não terem os serviços e os colaboradores afetados por acidentes. Por isso, a recomendação é investir no SPDA, que também é conhecido como Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas ou para-raios.

Esse recurso busca prevenir e diminuir o impacto das descargas elétricas. Ele é bastante utilizado em edifícios (residenciais ou comerciais), indústrias e empresas que apresentam uma grande infraestrutura.

Neste post, destacaremos vários detalhes sobre como esse mecanismo funciona e mostraremos como ele é importante para as organizações. Confira!

Entenda a finalidade do SPDA

O sistema funciona como um escudo no momento em que raios atingem um prédio. Dessa forma, anula ou minimiza o impacto provocado e conduz as correntes elétricas de um raio para a terra graças a condutores.

O recurso é uma proteção fundamental para diversas companhias e é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma 5419/2015. Não é possível anular a incidência de raios, mas o SPDA ajuda a evitar os efeitos nocivos nas construções e instalações, além de proteger os cidadãos que estão em um prédio.

Caso uma empresa não adote esse sistema, corre um sério risco de apresentar uma série de problemas, por exemplo:

  • explosões (se um edifício fizer o armazenamento de produtos químicos e inflamáveis, há um sério risco de explodir de e ferir pessoas nas proximidades);
  • incêndios (essa situação ocorre principalmente quando a rede elétrica for antiga e sem a devida manutenção);
  • perda de eletrônicos (os raios podem provocar danos ao sistema elétrico e danificar aparelhos de televisão, computadores e diversos dispositivos);
  • rachaduras (mesmo que uma construção seja bastante resistente, as descargas elétricas podem provocar rachaduras ao longo dos anos);
  • risco à saúde de animais e seres humanos (o impacto de uma descarga elétrica pode ser fatal).

Fique informado sobre a obrigatoriedade

O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais:

  • edifícios com mais de 30 metros de altura;
  • edificações que têm mais de 1.500 m², sendo que essa regra engloba o comércio e o setor industrial;
  • edificações situadas em áreas com elevado índice de descarga atmosférica;
  • estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
  • fábricas de explosivos;
  • prédios que se destacam pelo valor cultural e histórico;
  • subestações de energia.

Também é recomendado o uso desse dispositivo em locais fechados, onde há uma grande circulação de pessoas.

Conheça a relevância do laudo

Qualquer edificação com presença de muitas pessoas deve ser avaliada para verificar a necessidade de instalar esse sistema.  O laudo de SPDA deve ser feito somente por um engenheiro habilitado.

O documento é obrigatório e tem como finalidade mostrar que o recurso está funcionando de forma adequada e a necessidade de corrigir eventuais equívocos. Além disso, fornece outros dados, como:

  • adequação do projeto de SPDA às normas de segurança;
  • confirmação de que há inspeções periódicas atestando o bom funcionamento do dispositivo;
  • constatação do bom estado do mecanismo;
  • verificação de que possíveis problemas são corrigidos rapidamente e de forma correta.

Vale ressaltar que as estruturas e estabelecimentos com carga instalada acima de 75kW precisam contar com o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE). Ele mostra todos os dados técnicos das inspeções e dos laudos.

Para manter a segurança do seu negócio, é crucial a utilização adequada do SPDA. Isso se torna mais simples, caso tenha o apoio de profissionais da Via Networks, qualificados para atuar em projetos de instalações elétricas.

Se está precisando de um suporte de alto nível, entre em contato conosco. Estamos à disposição para oferecer um atendimento diferenciado!

CTA Via

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br