Atualmente, uma das maiores preocupações na elaboração de um projeto civil se dá na avaliação dos danos que as descargas atmosféricas podem causar na estrutura. Por muitas vezes, existe a necessidade de se adotar medidas de proteção contra esses surtos, através da criação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
O SPDA é um conjunto de medidas de proteção que visa minimizar os danos na estrutura e em suas instalações elétricas contra descargas atmosféricas (raios). A elaboração desse sistema está pautada na norma técnica ABNT NBR-5419, ao qual estabelece que, para certificar que o SPDA é realmente seguro e eficaz, é obrigatório a realização de um laudo de SPDA.
Nesse artigo, iremos mostrar do que se trata o laudo de SPDA, bem como os aspectos que devem ser abordados para sua realização, seus benefícios, frequência de elaboração e quais são os profissionais aptos a elaborar tal documento.
O laudo de SPDA é um documento técnico que visa atestar a eficiência de todo o pára-raios na estrutura. Através desse laudo elétrico, é possível verificar a conformidade do SPDA em relação a norma NBR-5419, determinar se todos os componentes estão em condições de uso e apresentar quais sugestões podem ser tomadas para que o sistema atue em perfeitas condições.
A norma ABNT NBR-5419 traz uma série itens que um laudo de SPDA deve possuir, sendo eles:
O principal objetivo do laudo é garantir que a estrutura esteja segura contra as descargas atmosféricas, evitando possíveis danos físicos e materiais. Porém, a elaboração de tal laudo também é necessária para evitar futuros problemas jurídicos, bem como é um item fundamental para empresas que buscam obter certificações ISO.
Além disso, os proprietários da estrutura garantem para todas as pessoas que utilizam o local que sua instalação está cumprindo os requisitos de segurança requeridos, passando uma maior credibilidade para os usuários, principalmente para edificações que possuem instalações elétricas com um grande fluxo de pessoas.
O laudo de SPDA garante a eficiência do sistema!
O período de realização do laudo de SPDA pode variar de acordo com o local, tipo e características de armazenagem da estrutura, podendo ser necessário a realização do laudo no intervalo de tempo de 1 a 3 anos.
De acordo com a norma ABNT NBR-5419, as edificações que necessitam renovar o laudo de SPDA anualmente são as que se encaixam na seguinte categoria:
Nem todos os profissionais estão aptos a elaborar tal laudo. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), em sua Decisão Normativa de Nº70, temos em seu primeiro artigo que:
“As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer referentes a Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas-SPDA, deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas devidamente registradas nos CREAS.”
Dessa forma, o profissional responsável para elaborar o laudo de SPDA é o engenheiro, tecnólogo ou técnico devidamente habilitado pelo CREA. Além disso, é necessário gerar uma anotação de responsabilidade técnica (ART).
É necessário uma equipe capacitada para elaborar o laudo de SPDA.
A Via Networks é uma empresa especializada com mais de 16 anos de experiência no setor de engenharia de projetos, consultoria, assessoria técnica, gerenciamento e execução de obras, sempre empregando as técnicas, métodos e aparelhos mais modernos no mercado.
Possuímos uma equipe técnica e de engenharia altamente treinada e certificada pelos maiores órgãos de tecnologia nacionais e internacionais, aptos para implementar em seu negócio projetos voltados às seguintes áreas:
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe, estamos preparados para tirar todas suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar soluções em todo o setor de infraestrutura, energia e telecomunicações!
Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário