Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Conheça a norma de instalações elétricas para locais com grande fluxo de pessoas

instalações elétricas
21

Jul 2019

Por:Via Networks
Dicas | eletrica

A norma NBR 13570 dita as diretrizes sobre como realizar instalações elétricas em locais com grande fluxo de pessoas. Ela é um complemento da NBR 5410 e visa a segurança de pessoas e animais domésticos em locais onde há grande afluência de público, como teatros, restaurantes, hospitais, escritórios, bares, bibliotecas e estádios.

Sendo assim, muitos tipos de reformas em locais comerciais exigirão o seguimento da norma. Por isso, preparamos este artigo para explicar de forma prática as especificações da NBR 13570 e mostrar como garantir a segurança dessas operações.

Conheça a NBR 13570 — Instalações elétricas em locais de afluência de público

Do que se trata?

A NBR 13570 é de 1996 e serve de complemento à NBR 5410, que trata de instalações elétricas de baixa tensão. A 13578 trata de requisitos adicionais específicos para instalações elétricas em locais de grande afluência de público.

Qual o objetivo?

A norma NBR 13570 tem por objetivo garantir a melhoria e a proteção de instalações contra choques elétricos e incêndios em locais de grande circulação de pessoas.

Em que locais ela se aplica?

A norma especifica locais que tenham afluência de um número superior a 50 pessoas. O anexo A do documento lista uma quantidade mínima de pessoas para que seja considerado um local de afluência de público. Veja alguns exemplos:

  • auditórios e salas de reuniões: 200 pessoas;
  • cinemas, teatros e arenas: 50 pessoas;
  • restaurantes e lanchonetes: 100 pessoas;
  • locais de culto: 300 pessoas.

Há locais, no entanto, em que independe o número mínimo de pessoas, como circulações e áreas comuns em centros comerciais, shopping centers, parques de diversões e terminais rodoviários. Em todos esses casos, a norma precisa ser aplicada.

Quais as suas recomendações gerais?

As principais condições recomendadas pela NBR 13570 são:

  • usar tensões superiores a 380 v somente em locais onde é realizado o serviço elétrico;
  • usar condutores de cobre;
  • todos os condutores devem seguir as NBR 6245 e 6812, sendo resistentes a chama — excetuando-se os cabos multi e unipolar com classe de encordoamento superior a dois;
  • envolver as linhas elétricas embutidas em materiais não inflamáveis;
  • usar cabos livres de halogênios, que apresentam baixa emissão de gases tóxicos e corrosivos em casos de incêndios, LSZH, em conformidade com a NBR 13248;
  • fixar as linhas elétricas em paredes e tetos a uma altura superior a 2,5 metros, para garantir que estejam fora do alcance de pessoas não autorizadas;
  • não fazer emendas para ligar equipamentos móveis à rede elétrica, exceto em instalações temporárias;
  • identificar ao público de forma clara os dispositivos de comando e sinalização;
  • instalar em local acessível um dispositivo de comando de emergência que desligue toda a instalação elétrica, menos os serviços de segurança;
  • não instalar quadros de distribuição em locais acessíveis ao público;
  • usar extensões apenas em instalações temporárias;
  • usar proteções contra choques em lâmpadas instaladas abaixo de 2,5 m que estejam em locais acessíveis ao público.

Como você pôde perceber, a aplicação da NBR 13570 exige o conhecimento e a aplicação de outras normas complementares em casos específicos. É importante que todas as diretrizes sejam seguidas a fim de garantir a proteção não somente do público que aflui ao local, mas também dos trabalhadores.

Conte com um parceiro especialista para garantir a segurança das instalações

As normas técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de proteger todas as pessoas presentes no local da operação. Por se tratar de instalações elétricas, erros aqui podem custar a integridade física de um transeunte. Por isso, é fundamental contar com o suporte de profissionais especialistas e com larga experiência na área.

Seguindo essas recomendações da NBR 13570 sobre instalações elétricas e as respectivas normas complementares, estamos certos de que a segurança de todos será resguardada.

Ainda tem dúvidas sobre a NBR 13570? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br