Cyber Security, ou cyber segurança, refere-se a um conjunto de ações e tecnologias adotadas para proteger servidores, computadores, dispositivos móveis e sistemas contra perdas e ataques maliciosos. Essa ciência também é conhecida como segurança da tecnologia da informação.
Esse tipo de gerenciamento é necessário não somente para impedir a invasão de pessoas maliciosas aos dados corporativos, mas também para evitar que a própria empresa se coloque em uma situação de vulnerabilidade.
Entenda que ações e tecnologias são importantes para você investir na cyber segurança do seu negócio!
O investimento em Cyber Security é fundamental para empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos. As principais justificativas residem no sigilo aos dados corporativos e na perda financeira decorrente das violações dos sistemas.
Para ilustrar o prejuízo que ataques cibernéticos podem representar, considere o que aconteceu com a Sony. Em 2011, a multinacional japonesa foi vítima de um ataque e precisou tirar do ar a PlayStation Network (PSN) por 3 semanas. 77 milhões de usuários tiveram seus dados roubados, incluindo nomes, e-mails, telefones, endereços e login.
Em 2014, a Sony sofreu outro grande ataque, obrigando a empresa a ficar offline por alguns dias. Isso gerou atraso de pagamentos, suspensão temporária na produção de filmes além do vazamento de ao menos 5 produções cinematográficas. A conta do prejuízo ficou na casa dos 100 milhões de euros.
A maior parte dos ataques incluem ações simples, que enganam muitos usuários:
Existem inúmeras formas de ameaças. Mas o mais importante é saber como se proteger delas, como veremos a seguir.
Os maiores riscos aos dados da sua empresa estão relacionados aos seus próprios colaboradores. Eles geralmente se colocam em uma situação de vulnerabilidade ao acessarem sites impróprios, clicarem em e-mails suspeitos ou inserirem seus dados de acesso sem o devido cuidado.
Por isso, a empresa precisa definir normas de segurança que eduquem seu quadro de funcionários. A ideia é que eles fiquem atentos a como evitar situações de risco.
A política de segurança deve determinar também os níveis de acesso, relacionando os usuários ao tipo de dados que eles terão à sua disposição.
Dados corporativos exigem soluções corporativas. Por isso, busque antivírus específicos para empresas que possam manter os sistemas sempre protegidos contra programas maliciosos.
Novos sistemas embarcam soluções de segurança mais eficazes contra as cada vez mais complexas ameaças do cibercrime. Esse tipo de infraestrutura vai dar maior tranquilidade e proteção aos dados da sua empresa.
Uma boa infraestrutura de TI ajuda a proteger os dados sua empresa. Por exemplo, o cabeamento estruturado contribui para um ambiente de data center de alta tecnologia, obtendo maior desempenho e segurança na troca de informações.
O investimento em Cyber Security vale a pena. Ele garante o bom desempenho dos sistemas e a proteção aos seus dados corporativos. Não é mais uma questão de escolha, mas sim uma obrigatoriedade no mundo digital em que trabalhamos.
Que tal se aprofundar mais no assunto? Confira nosso post sobre 5 soluções de segurança indispensáveis para sua empresa!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário