Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Fibra multimodo OM5: Por que utilizá-la nos data centers?

fibra multimodo OM5
22

Apr 2019

Por:Via Networks
cabeamento estruturado | Fibra Óptica | furukawa

A utilização da fibra multimodo para conectar servidores e switches já é comum em muitos data centers. No entanto, até agora, o modelo adotado era o MO3 e OM4. Há poucos anos, porém, foi lançado um novo padrão no mercado que chega a ter um desempenho 4 vezes maior do que o OM3. Estamos falando da fibra multimodo OM5.

Preparamos este artigo para você saber mais sobre essa categoria de cabeamento e as vantagens que ela traz para o seu negócio!

Qual a diferença entre fibras multimodo e monomodo?

As diferenças são pequenas, mas suficientes para impactar a qualidade e a velocidade do sinal. Para entender isso, é importante primeiro explicar como funciona uma fibra óptica.

A fibra óptica transmite dados assim como outros cabos convencionais. Mas conversores transformam esses dados em luz. Essa luz é transmitida por meio do núcleo da fibra (core) que é formada por vidro, e a propagação é feita pela camada de refração que encobre o núcleo.

A luz vai sendo refletida e conduzida pelo núcleo de vidro até o outro lado do cabo. É um sistema de reflexão praticamente perfeito que aproveita ao máximo os sinais luminosos, sem perdas. Afinal, a luz poderia ser refletida infinitamente, como em um túnel de espelhos.

Existem hoje dois diferentes modelos de fibras ópticas: monomodo e multimodo.

As fibras monomodo só suportam um sinal de luz por vez, ou seja, há apenas uma fonte de luz, geralmente um laser. Elas têm um nível de dispersão menor, de modo que suporta distâncias maiores. Podemos dizer que dois transmissores podem ficar a até 80 km de distância.

Já as multimodo, como o nome sugere, permitem vários sinais simultâneos (geralmente em luzes de LED). Elas são mais indicadas para transmissões de curta distância, pois as perdas começam a ser percebidas após 300 metros. Assim, podem ser recomendadas para redes locais, domésticas, empresariais e em servidores.

Quais as especificações técnicas da fibra multimodo OM5?

A fibra multimodo OM5 permite um grande aumento da capacidade de banda, de modo que transmissões de 40 Gbps ou 100 Gbps poderão ser feitas por meio de um único par de fibras, utilizando até 4 diferentes ondas de comprimento (850nm, 880nm, 910nm e 940nm).

Então, se tivéssemos uma aplicação 100GBASE-SWDM4, seria possível realizar 4 transmissões de 25 Gbps cada em apenas um par de fibras, estando elas em 4 diferentes comprimentos de onda.

Esse método traz muitas vantagens, sobretudo na redução da infraestrutura. Veja só.

Que vantagens ela traz?

  • Redução em até 4 vezes no número de fibras ópticas necessárias para transmissão de dados.
  • Uso de fontes luminosas mais baratas, como o LED.
  • Suporte às fibras OM4 e a novas tecnologias SWDM.
  • Possibilidade de tornar mais enxuta a infraestrutura dos data centers.
  • Uso indicado para curtas distâncias, reduzindo preço e trazendo maior facilidade de implementação.

A fibra multimodo OM5 está disponível por meio da gigante do segmento de distribuição, a Furukawa. A fabricante garante um ambiente de data center mais ágil e com um melhor custo-benefício. E nós da Via Networks, somos certificados na categoria Gold Privider,  podemos tornar possível a implementação desse projeto no seu negócio com preços mais competitivos e garantia estendida de até 25 anos!

Assine nossa newsletter e continue acompanhando o blog da Via para continuar informado sobre novidades do setor de TI!

cabeamento estruturado

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br