Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Microcabos ópticos: O que é e por que utilizar?

microcabos opticos
15

Apr 2019

Por:Via Networks
furukawa

Cada vez mais, a infraestrutura de rede das empresas necessita de soluções tecnológicas que otimizem seu desempenho e ampliem as possibilidades de operações. Existem hoje diversos componentes da rede que são capazes disso, como as baseadas em microcabos ópticos, produto da Furukawa.

Com mais de 10 anos de existência, essa tecnologia já é bem empregada no mercado internacional. Trata-se de um sistema formado por dutos e cabos em dimensões bem reduzidas, chegando a 50% menor do que os cabos ópticos usuais.

Essas características são bem adequadas para aplicações em locais com espaço limitado ou em grandes cidades que necessitam evitar a poluição visual e reduzir o transtorno ao fluxo de veículos e pessoas.

Neste post você vai conhecer mais sobre as especificações, aplicações e vantagens dessa solução. Saiba mais!

Especificações técnicas

A tecnologia é regulamentada pela ABNT NBR 16608:2017 — Microcabo de fibras ópticas instalado em microdutos por sopramento. Eles são direcionados para instalações externas subterrâneas em redes de distribuição, especialmente em locais em que a infraestrutura é bastante limitada

Os microcabos ópticos (CFOA-DMD) têm dimensões reduzidas, com diâmetros que variam entre 6 mm e 11 mm, agrupando até 288 fibras ópticas, como você pode ver no quadro a seguir:

N.º de fibras Diâmetro Peso por km
72F 6,3 30 kg
144F 7,8 50 kg
288F 10,5 70 kg

Assim, como você pode perceber, sua construção é bem leve. Devido às pequenas dimensões, a instalação é feita exclusivamente pela técnica de sopramento. Esse método utiliza equipamentos específicos para lançar o microcabo de forma contínua e suave, com uma carga baixa de tração.

Vantagens dos microcabos ópticos

Recentemente, o mercado brasileiro percebeu as vantagens dos microcabos ópticos, algo que já é uma realidade entre os europeus e americanos. Ao adotar essa tecnologia, percebe-se os seguintes benefícios.

Agilidade

Um estudo realizado pela Furuwaka, fabricante do produto, detalha que as instalações dos microcabos ópticos chegam a ser 60% mais rápido do que as soluções convencionais. A técnica de sopramento permite atingir velocidades de 60 m/min a distâncias de 2.000 m.

Menos custos

As obras para a implantação de microcabos ópticos também demandam um orçamento mais enxuto para a operação. Afinal, será utilizado um espaço menor. É possível também ampliar as redes sem obstruir as vias ou o fluxo de pessoas.

Viabilização de infraestrutura e flexibilidade de rede

Algumas situações tornariam inviável a ampliação e implantação da rede por meio de soluções convencionais, especialmente pela falta de espaço para novos cabos.

No entanto, os microcabos viabilizam esses projetos, uma vez que o transtorno causado à população é mínimo e as intervenções são mais discretas e menos invasivas. Afinal, qualquer espaço livre pode ser usado para inserir fibras ópticas de microdutos. Reduz-se também o desperdício de espaço livre no conduíte.

Os microdutos podem ser implantados em microvalas de 5 cm de largura e 40 cm de profundidade, feitas por meio de uma grande de serra circular e rapidamente fechadas, sem causar transtornos ao trânsito ou a transeuntes.

Essas caraterísticas dos microcabos ópticos permitem que empresas e operadoras de Telecom consigam suprir suas necessidades de expansão das redes existentes com um custo mais baixo e um menor impacto no espaço disponível.

Quer saber mais sobre tecnologias de rede e como aprimorar sua gestão de TI, leia gratuitamente nosso e-book Turn Key: Saiba tudo sobre essa modalidade em TI!

turn Key

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br