O programa Green IT da Furukawa possibilita o envio de cabos velhos para serem reciclados em troca de qualquer produto ou serviço da empresa.
O movimento Green IT, ou TI Verde deu início em junho de 1972, quando foi realizada na Suécia a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Neste evento surgiu o atual conceito de sustentabilidade – uma ideia ligada a estratégias de uso consciente dos recursos naturais, de modo a garantir sua conservação para as futuras gerações.
Mas o que a Tecnologia da Informação tem a ver com os recursos naturais e como um gestor pode implementar ações que levem em conta a preservação do meio ambiente? É sobre isso que falaremos neste post!
Green IT, ou TI Verde, é um conceito que promove a aplicação dos recursos da Tecnologia da Informação com base no desenvolvimento sustentável das organizações, reduzindo o consumo de energia e os impactos ambientais relativos ao descarte de materiais eletrônicos no meio ambiente.
Nesse contexto, é necessário haver uma gestão eficiente de recursos em toda a cadeia produtiva, desde a extração de matéria-prima para a produção dos equipamentos até o fim da vida útil da máquina e seu posterior descarte. Com isso, o objetivo é sempre reduzir desperdícios e elevar a eficiência de todos os processos para otimizar o uso dos recursos computacionais.
Por isso, o mercado de computação já disponibiliza computadores e processos de Green IT, ou seja, produtos que consomem menos energia e que são ecologicamente corretos.
Materiais eletrônicos descartados em locais inadequados geram diversos danos ao meio ambiente. Esses produtos são compostos por substâncias tóxicas (berílio, mercúrio e chumbo, por exemplo), que contaminam o solo e as águas. Sem o devido cuidado, elas podem constituir um grave problema de saúde pública.
Além disso, diversos desses materiais demoram muito tempo para se decompor, como vidro e plástico. Em outras palavras, o descarte inadequado gera um lixo que ficará no meio ambiente por séculos.
Outra vertente é a eficiência energética. Um dos grandes custos de TI, especialmente em empresas que mantêm um data center, é o consumo de energia. Focar em uma infraestrutura enxuta e bem projetada, como ocorre com o cabeamento estruturado, garante uma vantagem econômica considerável.
É importante que a empresa defina políticas e projetos que tornem os ambientes e processos mais viáveis para a sustentabilidade. Algumas das principais ações incluem:
Um dos grandes cases de empresas que implementaram esse tipo de ação é a Furukawa. Seu programa Green IT, em atuação desde 2007, troca sobras de cabos eletrônicos e de energia, de seja qual for o fabricante, por qualquer produto Furukawa.
Quando uma empresa entra no programa, ela pode enviar os materiais por meio de uma embalagem enviada pela Furukawa. O cálculo da bonificação recebida é feito com base no peso dos cabos enviados e a empresa recebe um cheque verde. Daí, o participante escolhe os produtos com base em uma tabela de equivalência. Uma ótima solução para o material descartado e o meio ambiente ainda agradece.
Confira o vídeo da Furukawa sobre o Programa Green IT Furukawa Electric Latam
A Via Networks também é parceira nessa tendência e possui o certificado de participação no programa Green IT. Além disso, ela promove a sustentabilidade por meio de soluções de baixo consumo energético, utilização de cabos com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos (LSZH) e descarte correto de materiais recicláveis.
A onda Green IT só tende a crescer nos próximos anos. Empresas que adotam essa estratégia conseguem fortalecer sua marca no mercado por meio de uma estratégia sustentável. Dão um presente para as novas gerações, garantindo a preservação dos recursos naturais.
Que tal adotar práticas sustentáveis na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e saiba como implementar esse projeto!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário