Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180 (31) 3273-2486

Conheça em detalhes as tecnologias PoE e PoE+

tecnologias PoE e PoE+
19

Nov 2018

Por:Via Networks
cabeamento estruturado

O avanço tecnológico permitiu que o protocolo Ethernet fosse universalizado, fazendo com que a alimentação elétrica por meio de cabos fosse padronizada. Esse aspecto foi resultado do desenvolvimento das tecnologias PoE e PoE+ que propiciaram a transmissão de dados e de luz elétrica por um mesmo cabo de rede.

Essa iniciativa faz com que os investimentos em tecnologia da informação priorizem redes que estejam adaptadas a esses dois novos recursos. Um dos motivos é que os gestores de TI devem fazer com que as empresas contem com uma infraestrutura que possibilite ter um melhor desempenho com menos custos com energia elétrica e equipamentos.

Neste post, destacaremos características dos padrões PoE e PoE+ e abordaremos o funcionamento do padrão 4PPoE. Confira!

Saiba mais sobre o PoE

A primeira versão dessa tecnologia surgiu em 2003, denominada também como padrão IEEE 802.3af. Um dos fatores que mais se destacam nesse recurso é fazer com que a energia elétrica chegue a equipamentos em locais de difícil acesso.

Outro ponto positivo é a facilidade de instalação e manutenção. Isso faz com que haja menos custos para manter a rede funcionando de forma adequada, o que facilita não apenas o trabalho da equipe de TI, mas também proporciona menos interrupções para os demais colaboradores, favorecendo o aumento da produtividade.

Essa funcionalidade ainda permite que seja usado o Voip (transmissão de voz por meio do protocolo IP). Assim, é possível fazer ligações telefônicas de maneira mais prática e econômica pela internet.

Conheça o PoE+

Lançada em 2009, é uma versão mais avançada do PoE, sendo também conhecida como padrão IEEE 802.3at. Esse recurso consiste em uma evolução, porque muitos equipamentos não conseguiam ser alimentados com menos de 13W. Com essa inovação, isso deixou de ser um problema, permitindo um uso mais amplo de alguns aparelhos, como câmeras motorizadas (PTZ) e telefones VoIP com grandes telas touchscreen.

No padrão PoE+, a potência de energia elétrica que passa pelos cabos pode atingir 30 Watts. Já no PoE, esse índice chega a 15.4 Watts. Assim, esse recurso se mostra capaz de atender a um maior número de equipamentos.

Veja algumas semelhanças entre as tecnologias PoE e PoE+

Esses dois padrões apresentam alguns fatores em comum. Um deles é o uso de dois pares do cabo para alimentação da corrente elétrica ser feita de forma contínua. Outro ponto é que o aparelho responsável por energizar o cabo (switch ou injetor de potência) é denominado de Power Sourcing Equipment (PSE).

No caso do equipamento energizado (câmera, ponto de acesso Wi-Fi, telefone etc.), a denominação é Powered Device (PD). Nas duas versões, o enlace precisa ter 100 metros ou menos de par trançado e contar com componentes e topologia compatíveis às regras de cabeamento estruturado (ABNT/NBR 14565, ISO/IEC 11801 etc.).

Entenda o que é o 4PPoE

Mesmo com o avanço dos padrões PoE e PoE+, muitos aparelhos não foram contemplados pois precisam de mais energia. Bons exemplos disso são as estações de trabalho, as luminárias LED e os monitores de TV.

Para contornar essa situação, foi desenvolvido o padrão 4PPoE (four pair PoE). Ele se destaca por ter condições de atender dispositivos em qualquer local com rede Ethernet com até 10 Gb/s e alimentação elétrica, por meio de apenas um cabo de rede, adotando a conexão padrão “RJ45”.

O 4PPoE é capaz de permitir, por meio de cabos de par trançado, a instalação de forma simples de vários equipamentos, como:

  • antenas e câmeras Wi-Fi;
  • carregadores de celular;
  • leitores de cartão;
  • pontos de autoatendimento;
  • relógios;
  • sensores (presença, temperatura, umidade, etc.).

As tecnologias PoE e PoE+ são importantes para as empresas terem menos custos com a implantação de redes e a instalação de equipamentos. Com o avanço tecnológico, o padrão 4PPoE deverá ser cada vez mais utilizado no mundo corporativo.

Para a sua organização dispor de redes de computadores mais eficientes, a dica é entrar em contato agora mesmo com a equipe da Via Networks. Estamos à disposição para você utilizar os melhores recursos de TI a favor do seu negócio!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Caldas da Rainha, 806 Bairro São Francisco BH/MG CEP 31.255-180

(31) 3273-2486

contato@via.eng.br